Aparelho promete ajudar deficientes visuais a lerem livros convencionais

Publicado em sexta-feira, Abril 18, 2014 ·

APARELHOUm aparelho desenvolvido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, promete ajudar pessoas com deficiência visual a lerem livros convencionais. Chamado FingerReader, o dispositivo é encaixado no dedo e “lê em voz alta” palavra por palavra de um texto.

Para funcionar, a pessoa com deficiência visual deve vestir o dispositivo e arrastar o dedo por cada linha do texto.  Ele conta com uma espécie de câmera que reconhece o que está escrito e, em seguida, esse conteúdo é ditado ao usuário. De acordo com os pesquisadores, o aparelho é inteligente o suficiente para indicar o fim e o início de uma linha com leves vibrações e ruídos.

O FingerReader não consegue ler textos com corpo menor que o tamanho 12, portanto não permite, por exemplo, ler o conteúdo de bulas de remédio ou informações nutricionais de determinados alimentos.

O dispositivo faz parte das pesquisas do grupo de interface Fluid do MIT e ainda está em fase de desenvolvimento. Não há previsão para lançamento em escala comercial.

Uol

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627