Amamentação pode proteger mulheres do câncer de mama

Publicado em segunda-feira, agosto 19, 2013 ·

amamentacaoO aleitamento materno por mais de seis meses parece proteger as mulheres não fumantes contra o câncer de mama por longos períodos de tempo, sugere um novo estudo. O trabalho, desenvolvido por um pesquisador da Universidade de Granada, na Espanha, foi publicado online em 15 de agosto do Journal of Clinical Nursing.

De acordo com os cientistas, fumar cancelou os benefícios da amamentação, mas não havia uma década de diferença entre pacientes fumante e não-fumantes no diagnóstico do câncer de mama, dependendo de quanto tempo as mulheres amamentaram.

A equipe analisou os registros médicos de mais de 500 mulheres, com idades entre 19 e 91 anos, que haviam sido diagnosticadas e tratadas do câncer de mama entre 2004 e 2009 em um hospital universitário da cidade de Granada. As não-fumantes que não amamentaram ou o fizeram por menos de três meses receberam o diagnóstico de câncer aos 58 anos em média, enquanto as mulheres que não fumavam e amamentaram por mais de seis meses foram diagnosticadas com uma idade média de 68 anos. Aquelas que amamentaram mais de seis meses, mas fumavam, foram diagnosticadas aos 47 anos em média.

Os pesquisadores descobriram uma associação entre amamentação e idade de diagnóstico de câncer, mas não é possível provar uma relação de causa e efeito ? são necessários mais e maiores estudos. Em uma revisão, o risco de câncer de mama diminuiu cerca de 4% por cada 12 meses de amamentação, seja do mesmo filho ou em mais de um, afirmam os autores.

minhavida.

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627