Algodão de Jandaíra: prefeitura divulga programação dos seus 19 anos

Publicado em quarta-feira, abril 24, 2013 ·

 

ALGODÃOA Secretaria de Educação e Cultura do município de Algodão de Jandaíra, a 153 km de João Pessoa, divulgou a programação alusiva aos 19 anos de emancipação política daquela cidade. De 26 a 28 de abril eventos festivos, religiosos, culturais e shows em praça pública farão parte das comemorações.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Confira:

Sexta-Feira (26/04)

08H00-Exposição fotográfica na Câmara Municipal, sob o tema: Algodão aos nossos olhos.·.

Sábado (27/04)

09H00-I Moto Lama de Algodão de Jandaíra (Categorias: iniciante e profissional)
19H00-Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz

Domingo (28/04)

05H00-Alvorada
08H00-Hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, no paço da Câmara Municipal
08H30min-Visita às obras de construção da nova sede do PETI e do canteiro principal da Rua Francisco Braga.
09H00-Encontro de Bandas e Fanfarras
14H00-Finais da Copa Algodoense de Futebol, no Estádio “O Coelhão”.
16H00-Demonstração e prática de escalada na Rua Francisco Braga
20H00-Shows em praça pública com as bandas: Feras, Garota Bronzeada e Bonde do Brasil·.

De acordo com o prefeito Humberto dos Santos, mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo município, com austeridade e organização financeira, o pagamento dos servidores, fornecedores e encargos estão garantidos. O gestor afirmou ainda que a cidade aguarda os visitantes de braços abertos.

 

História

A cidade de Algodão de Jandaíra foi emancipada em 29 de Abril de 1994, desmembrando-se do município de Remígio, ganhou este nome, pois nas terras onde hoje está situada a sua sede era uma antiga plantação de algodão da fazenda Jandaíra que na época ainda pertencia ao município de Areia.

Primitivamente, as terras onde hoje se localiza o município pertenceram ao Templo da Aldeia, por onde passavam os índios das aldeias de Queimadas.

Os primeiros colonizadores, da família de Barbosa Freire, assentaram-se às margens de uma lagoa, conhecida como Lagoa dos Remédios por volta de 1778. A fazenda Jandaíra localizava-se entre Areia e Vila de Pocinhos. Próximo à fazenda estava um local de passagem de gado e encontro de vaqueiros, chamado Algodão.

O major Joaquim dos Santos Leal, dono da fazenda Jandaíra, foi deputado pelo Partido Liberal em 1858 e 1870. Ele participou de um movimento contrário ao Império. Os rebeldes da Revolução Praieira, malogrados em Recife, refugiaram-se em Areia. Ali receberam o apoio do juiz municipal Maximiano Lopes Machado e do major Joaquim dos Santos Leal. O último combate ocorreu em fevereiro de 1849. Após seis horas de luta, os combatentes fugiram e o major refugiou-se na fazenda Jandaíra.

O distrito foi criado com a denominação de Algodão, pela lei estadual nº 2778, de 18 de janeiro de 1962, subordinado ao município de Remígio. A lei estadual nº 5928, de 29 de abril de 1994, criou o município de Algodão de Jandaíra, desmembrado de Remígio, constituído do distrito sede. Foi instalado em um de janeiro de 1997.

Localizado na microrregião do Curimataú Ocidental, Algodão de Jandaíra possui uma população estimada em 2.366 (IBGE-2010), e uma área territorial de 220 km².

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

O município insere-se na unidade geoambiental dos Serrotes, Inselbergues e Maciços Residuais. A vegetação nativa é a Caatinga Hipoxerófila.

Algodão de Jandaíra está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Curimataú e tem como principais tributários o Rio Curimataú e os riachos da Arara, Jandaíra, da Serra, do Cágado e dos Negros, a maioria de regime intermitente. O principal reservatório é o Açude do Algodão.

Os principais produtos agrícolas do município são o caju, o algodão, fava, feijão e milho, bem como a exploração do sisal.

 

 

Assessoria de Imprensa para o Focando a Notícia

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627