Água deve ficar 17% mais cara a partir de junho; reajuste é avaliado

Publicado em quarta-feira, Abril 20, 2011 ·

agua1A partir do segundo semestre deste ano o consumidor deve perceber no bolso o reajuste tarifário da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). A proposta apresentada na terça-feira (19), de 16,93%, durante uma Audiência Pública está sendo avaliada pela Agência de Regulação da Paraíba.

O assessor de planejamento da Cagepa, Joaquim Marques, justificou a nova tarifa de 16,93 %, dizendo que o último reajuste aconteceu em 2008, com base na inflação de 2007, “e no decorrer desses três últimos anos houve um aumento das despesas da empresa, principalmente com pessoal e energia elétrica, que nesse mesmo período teve reajuste de 40%”, argumentou.

Ainda segundo Joaquim, houve um aumento de gastos na parte de manutenção de equipamentos, com insumos para assegurar a qualidade da água distribuída aos paraibanos e despesas de manutenção da estrutura da empresa.

O reajuste anunciado de 16,93%, segundo o assessor, ajudará a empresa a cumprir uma de suas responsabilidades: de investir em projetos que facilitem o acesso dos paraibanos à água e prestação de serviços de qualidade aos seus clientes.

Durante a reunião, a diretora executiva de regulação e articulação institucional da Agência de Regulação da Paraíba, Elenita de Figueiredo, garantiu que a agência estudará a proposta de reajuste da Cagepa com base em sua legislação, e que em 30 dias será divulgado o parecer da agência. “Estamos aqui para cumprir a legislação. Acima de tudo, nossa função é de ouvir e entender. Uma vez entendidos os cálculos, vamos examinar os documentos da proposta”, concluiu.

Tarifa Social

Ainda durante a audiência, Deusdete Queiroga, Presidente da Cagepa, lembrou que o reajuste de 16,93% não atingirá as famílias beneficiadas pela Tarifa Social. Essas mesmas famílias terão uma diminuição no valor da taxa de esgoto. O percentual que atualmente é de 25% do valor da conta, cairá para 10%.

Estiveram presentes à audiência, o presidente da Companhia, Deusdete Queiroga, os diretores Comercial e de Expansão, Netovitch Maia e João Vicente, além de representantes da Agência de Regulação da Paraíba (ARPB).

paraiba1

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627