Agrônomos de Moçambique visitam a Estação Experimental de Alagoinha

Publicado em quarta-feira, Maio 22, 2013 ·

 

tecnicosO Brasil recentemente tem estreitado as relações de cooperação na área da agricultura com Moçambique. Em se tratando da produção de sementes em região semiárida, a EMEPA-PB do estado Paraíba tem se constituído ao longo das ultimas décadas uma referência do setor em A Estação Experimental de Alagoinha da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba S\A (EMEPA-PB), localizada na microrregião do Agreste paraibano, recebeu no dia 10 de maio de 2013 quatros Técnicos de Moçambique, sendo dois técnicos do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique Pesquisadores em Melhoramento de plantas e Produção de Sementes, dois Técnicos do Diretório Nacional de serviços agrário de Moçambique (DNSA).

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Nesse cenário de cooperação internacional, a Estação Experimental de Alagoinha da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba S\A (EMEPA-PB), localizada na microrregião do Agreste paraibano, recebeu no dia 10 de maio de 2013 quatros Técnicos de Moçambique, sendo dois técnicos do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique Pesquisadores em Melhoramento de plantas e Produção de Sementes, dois Técnicos do Diretório Nacional de serviços agrário de Moçambique (DNSA). Acompanhado por Técnico da Embrapa – CNPA- Campina Grande-Pb.

Apesar de 75% da população de Moçambique, na África, viver no meio rural e depender exclusivamente do que produz para se alimentar, as técnicas agrícolas ainda são rudimentares, resultando numa produção insuficiente para alimentar seus quase 20 milhões de habitantes.

Por esse motivo o governo daquele país tem promovido várias ações de revitalização da produção de sementes que conta com o apoio da EMBRAPA, “Pretendemos relançar a produção de sementes de todos os produtos alimentares básicos, como milho, mandioca, leguminosas, arroz e material vegetativo da batata” falou Dr. Manoel P. Maleia (chefe da delegação). Em se tratando da produção de sementes em região semiárida, a EMEPA-PB do Estado da Paraíba tem se constituído ao longo das ultimas décadas uma referência do setor.

Nessa visita técnica, ciceroneada pelo Pesquisador Dr. Jose Marcelo Dias – Embrapa – SNTEENCGRANDE, os agrônomos do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique e Diretoria Nacional de Serviços Agrários de Moçambique se interessaram bastante pelas tecnologias de produtos e processos utilizados pela EMEPA-PB que foram expostas pelo Pesquisador Rubens Fernandes da Costa – Chefe da Estação Experimental e responsável pela Unidade de Beneficiamento.

Dr. Rubens Fernandes ressaltou que é mais uma oportunidade que a EMEPA-PB, teve de demonstrar o desenvolvimento de suas pesquisas com beneficiamento e armazenamento de Sementes, e que são capazes de contribuir decisivamente para o desenvolvimento social não apenas da agricultura do Estado da Paraíba, mas também de outros países situados em semelhantes condições edafoclimáticas.

Não é de hoje que a Estação Experimental de Alagoinha se destaca como unidade de referência de inovação tecnológica na área de beneficiamento e armazenamento de sementes em regiões semiáridas, promovendo o aumento da competitividade do milho e feijão oriundos também da agricultura de natureza familiar.

 

Rubens  Fernandes da Costa

Engº Agro M.Sc Produção Vegetal

 

 

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br