Agevisa investe no esclarecimento da população e na capacitação das Vigilâncias municipais

Publicado em domingo, junho 10, 2012 ·

Apesar de muita informação, parte da população ainda não consegue abandonar o hábito de fumar (CC/Ludmila Tavares)

Empenhada na orientação e melhor capacitação dos técnicos das Visas municipais no sentido do combate ao tabagismo, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) vem desenvolvendo campanhas sistemáticas com vistas a alertar a população para os danos causados pelo uso do cigarro, aí incluídos atos públicos, panfletagens, palestras e cursos de capacitação.

A diretora técnica de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos da Agevisa, Helena Teixeira Lima, falou das ações voltadas para o combate ao tabagismo em todo o Estado e fez uma exposição detalhada da legislação relacionada ao tema em debate, com destaque para a Lei Federal n° 6.264/1996; para a Lei Estadual n° 8.958/2009, e para a RDC n° 14/2012, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proíbe o uso de aditivos com sabores nos cigarros.

Helena Lima destacou que dentre as principais estratégias de combate ao tabagismo,  estão a descentralização das ações de Vigilância Sanitária, o monitoramento dos locais de venda de cigarros e as campanhas educativas de prevenção ao tabagismo. Ela também ressaltou a importância das parcerias para a implementação das ações estabelecidas, falou das ferramentas legais utilizadas para as ações de coibição e destacou algumas metas já alcançadas.

Uma das medidas essenciais no combate ao tabagismo, segundo ela, é a orientação às Vigilâncias Sanitárias (Visas) municipais no que diz respeito ao controle do comércio de cigarros com vistas a coibir o contrabando e a venda ilícita de cigarros dentro do território paraibano. O foco principal das fiscalizações está voltado para a identificação de atividades de contrabando de cigarros; cigarros com validade vencida; venda de cigarros para menores, e disponibilização de cigarros em locais de fácil acesso e visualização por parte de menores.

Outro ponto da luta contra o tabagismo, conforme a gerente técnica de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos da Agevisa/PB, Manuella Carneiro, diz respeito à massificação das informações sobre a proibição, por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da colocação de aditivos com sabores agradáveis nos cigarros com o fim específico de estimular o consumo, atraindo especialmente menores/adolescentes.

Paulo Cosme

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627