Agentes de Desenvolvimento do Estado de Alagoas visitaram o município Bananeiras-PB para conhecer ações empreendedoras

Publicado em quinta-feira, setembro 4, 2014 ·

bananeiras1O município de Bananeiras, no Brejo da Paraíba, recebeu nesta quarta-feira, 03 de setembro, Agentes de Desenvolvimento do Estado de Alagoas. O grupo que visitou vários pontos da cidade e conheceu ações empreendedoras na zona rural, pode ver de perto as ações que levaram o Prefeito Douglas Lucena a conquistar o Prêmio Nacional do SEBRAE, “Prefeito Empreendedor”, pelo melhor projeto.

O objetivo maior da nossa visita é o de conhecer, na prática, as ações que levaram o Prefeito Douglas Lucena a conquistar o importante prêmio nacional, Prefeito Empreendedor. Queríamos sentir de perto as exitosas experiências desenvolvidas em Bananeiras.” Disse Izabel Vasconcelos, Gerente na Unidade de Políticas Públicas do SEBRAE/Alagoas. Para ela, as várias ações desenvolvidas no município que, tem pouco mais de 20 mil habitantes, justificam a conquista do Prêmio. “É impressionante o número de ações desenvolvidas por esta gestão. Para um município com pouco mais de 20 mil habitantes, é surpreendente. Está justificada a conquista do Prêmio.” Comentou.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

O Prefeito do município, Douglas Lucena, que apresentou números de sua administração, teve a oportunidade de mostrar importantes conquistas desde o início de sua gestão. “Desde que assumimos os destinos deste município que temos focado no desenvolvimento econômico.” O Prefeito informou que 55% da merenda escolar é comprada da agricultura familiar, superando os 30%, estipulado por Lei. Informou ainda que para facilitar o aumento e melhor escoamento da produção agrícola, as máquinas adquiridas do Governo Federal, têm sido usadas para revitalização de açudes, construção e ampliação de reservatórios de águas e melhorias nas estradas.  Também falou do incentivo ao cooperativismo e associativismo.bananeiras2

 

Sobre o desenvolvimento econômico rural, Douglas destacou que passa pela piscicultura, ressaltando que hoje a produção de tilápia no município chega a 700 toneladas por ano, o que colocou Bananeiras como o maior produtor do pescado da Paraíba, com expectativas de um crescimento ainda maior. Parte dessa expectativa está na implantação do Complexo de Piscicultura, que vai permitir o abatimento de 24 toneladas de peixe por dia, além de uma fábrica de ração, com capacidade para processar 48 toneladas de grãos por dia, uma fábrica de farinha e um frigorífico, onde serão gerados 250 empregos diretos. Para o Vereador Ramon Moreira, que acompanhou o grupo, isso se deve a um trabalho árduo.

 

O Chefe do Executivo Municipal fez questão de citar os inúmeros avanços na economia através do turismo que tem sido responsável pela geração de emprego e renda. “No último levantamento foi mostrado que cerca de 700 pessoas estão trabalhando na construção civil, outras 250 estão trabalhando em bares e restaurante, representando 5% da população empregada”. Destacou.

bananeiras3Outro importante ponto destacado pelo Prefeito, é que o município conseguiu aumentar cerca de 192% nas transações mobiliária, através de um decreto que regulamentou a avaliação da transição imobiliária.

O Gestor municipal frisou que o resultado positivo apresentado não aconteceu de um ano para o outro. “A gestão passada já focava políticas públicas para o turismo e o nosso governo tem ampliado e aprofundado essas mudanças, buscando um crescimento ainda maior. O resultado foi o reconhecimento do SEBRAE Estadual e Nacional”. O Prefeito acrescentou que a conquista do Prêmio tem sido um verdadeiro cartão de visitas. “As portas se abrem de forma mais fácil para o Gestor que conquista um prêmio importante como esse.” Finalizou.

 

O Grupo conheceu os trabalhos realizados pelo CRAS, Casa do Empreendedor, importantes empreendimentos, o trabalho com o pescado e as atividades da agricultura familiar.

 

Estamos saindo de Bananeiras com as melhores impressões possíveis. Estando aqui fica fácil compreender porque Douglas Lucena é o Prefeito Empreendedor.” Concluiu Izabel Vasconcelos.

 

CODECOM-Prefeitura de Bananeiras/PB

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627