Uma agência de notícias russa publicou uma reportagem afirmando que os jovens devem parar de tirar fotografias do tipo selfie a fim de não pegar piolhos.
A mania do selfie, na qual as pessoas posam muito perto umas das outras para uma delas possa esticar o braço e tirar a fotografia com o telefone celular, seria a principal razão da proliferação dos parasitas, segundo o departamento de Rospotrebnadzor, em Kursk, um órgão do governo que produz alertas ligados ao bem estar da população.
CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook
“Tirar fotos tão próximo um do outro significaria que os piolhos podem pular de uma cabeça para outra”, diz o aviso.
Mas as decisões do Rospotrebnadzor já se provaram controversas no passado. Seu antigo chefe Gennady Onishchenko segeriu uma vez uma matança de gralhas, ao descrevê-las como “lobos emplumados” que seriam responsáveis por espalhar a gripe aviária.
O órgão também é associado a proibições da importação de comidas e bebidas de países que não têm de popularidade com o Kremlin.
O alerta da agência sobre os piolhos foi ridicularizado por usuários de mídias sociais na Rússia. “Eles estão sugerindo que a maioria dos jovens russos têm piolhos”, afirmou o internauta Georgy Klochkov no site Lenta.
Outro internauta afirmou: “Isso é maravilhoso! O trabalho de Onishchenko ainda floresce, quanto mais maluca a razão, melhor.”
180 graus
Comentários