Aesa: seca no Sertão já é real; com chuvas isoladas em maio, agricultor pode perder safra

Publicado em quinta-feira, Maio 3, 2012 ·

A Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba) divulgou a previsão de que as chuvas para o próximo trimestre, nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral, deverá ser abaixo da média climatológica. Já o Sertão e o Cariri acabaram de entrar no último mês do período de chuvas, e as chuvas ainda não vieram.

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, da Aesa, o período de chuvas do Sertão, Cariri e Curimataú é de fevereiro a maio. Mas a chuva não vingou nesse período, e agora, tudo que o sertanejo pode esperar são chuvas esparsas na região, colocando em risco a safra dos agricultores. “Tudo que pode acontecer são chuvas isoladas, a essa altura, dificilmente podemos esperar um período de chuva intensa”, declarou.

A meteorologista explicou os fatores que levaram a essa seca no interior paraibano. “O ponto crucial foi o padrão das temperaturas da superfície do mar, no Oceano Atlântico tropical, as temperaturas estavam mais frias do que a média e isso ocasionou uma intensificação de um sistema de alta pressão sobre o Nordeste, em particular na Paraíba, que inibiu a formação de nuvens para essas regiões e conseqüentemente a migração do principal sistema causador de chuvas”, colocou.

Pedro Callado / Fernando Braz

Comentários

Tags : , , , , , , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627