Acordar várias vezes durante a noite para fazer xixi é sinal de alerta

Publicado em sexta-feira, setembro 26, 2014 ·

jose bentoQuantas vezes por dia você vai ao banheiro? Costuma fazer muito ou pouco xixi? No Bem Estar desta sexta-feira (26), o urologista Claudio Murta alertou que é importante prestar atenção a essa rotina – por exemplo, acordar só uma vez durante a noite para urinar é normal, mas mais do que isso já é um sinal de alerta para procurar um médico. Além disso, vale reparar no período sem urinar – um adulto aguenta pelo menos 2 horas sem urinar; se ele não consegue segurar por esse tempo, é bom investigar.

Esse hábito pode ser sintoma de bexiga hiperativa, um problema que pode estar associado ao tamanho da bexiga – o normal é ela armazenar cerca de 400 ml, o que equivale a cerca de 4 idas ao banheiro.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Mas para algumas pessoas, esse valor pode chegar a 40 ml e para outras, o tamanho pode nem ser tão pequeno, mas a bexiga pode ser extremamente sensível, o que a faz ir ao banheiro até 40 vezes em um dia só. No caso da assistente administrativa Calíope Oliveira de Freitas, mostrada na reportagem da Ana Brito, a solução foi a aplicação de toxina botulínica na bexiga, que faz os músculos contraírem menos.

sistema urinário (Foto: Arte/G1)

O ginecologista José Bento falou ainda sobre a infecção urinária, um problema mais comum nas mulheres, por causa do tamanho da uretra feminina, menor que o da uretra masculina (entenda na imagem acima). Para diminuir o risco de infecção, a dica é fazer xixi logo após a relação sexual, para “lavar” a uretra e eliminar as bactérias que possam ter entrado.

Outro sinal importante para problemas urinários é a dor ou até mesmo sangue – foi uma pequena dor na hora de fazer xixi, por exemplo, que fez o aposentado Marcos Antônio Silva procurar um médico. Ex-fumante, ele acabou descobrindo que estava com câncer na bexiga – o cigarro, inclusive, aumenta muito o risco da doença já que em cada 10 pacientes, 7 são ou foram fumantes.

 

 

G1

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627