Ação gratuita alertará população sobre os malefícios do cigarro para a saúde

Publicado em terça-feira, Maio 31, 2011 ·

cigarro1Nesta terça-feira (31), será comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Para lembrar a importância da data, a Unimed João Pessoa promoverá ações de conscientização com o objetivo de alertar sobre os malefícios do tabagismo. As atividades ocorrerão na sede da Cooperativa, no Shopping Tambiá e na agência do Banco do Brasil, localizada na Avenida Epitácio Pessoa.

Na Unimed JP, a ação será realizada das 8h às 16h, no hall de entrada da sede da Cooperativa, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 420, no bairro da Torre. No local, será instalado um estande com profissionais da Coordenação de Promoção da Saúde, que farão esclarecimentos sobre as consequências da dependência do cigarro.

Nos mesmos dia e horário, outra equipe da Unimed JP prestará orientação aos clientes do Shopping Tambiá e do Banco do Brasil. Nas instituições, serão realizados testes de capacidade respiratória (espirometria) em fumantes ativos e passivos e ex-fumantes. Na ocasião, também haverá distribuição de panfletos e folders educativos.

Na Unimed JP, as ações relacionadas ao Dia Mundial sem Tabaco estão vinculadas à política de responsabilidade social da Cooperativa, que tem à frente o Instituto UniGente. A ação é organizada pela Coordenação de Promoção da Saúde em parceria com outras instituições. Informações pelo telefone 2106-0714.

FATOR DE RISCO

Dos cerca de 1,25 bilhões de fumantes no mundo, mais de 30 milhões são brasileiros. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e está ligado à origem de tumores malignos em oito órgãos (boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga, além do pulmão, colo do útero e esôfago).

Dos seis tipos de câncer com maior índice de mortalidade no Brasil, metade (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um de seus fatores de risco.

Além disso, o cigarro é responsável por 30% dos casos de infarto do miocárdio, 85% das doenças pulmonares e a cada 100 casos diagnosticados de câncer no pulmão, 90 estão relacionados ao consumo da droga.

Assessoria de Imprensa para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627