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A importância de criar uma identidade única para a marca

Publicado em quinta-feira, Maio 9, 2019 ·

O sucesso de uma empresa não depende apenas do brilhantismo da ideia que a originou nem da qualidade dos produtos e serviços apresentados pela mesma.

Hoje em dia, o mercado está a ficar cada vez mais saturado e, com o nascimento diário de novas empresas, não é de estranhar que comece a sentir-se que a dificuldade na gestão empresarial é cada vez maior.

Mais do que criar uma simples empresa, hoje em dia, é importante a construção de uma identidade sólida, distinta, memorável e única. Na verdade, a ausência deste tipo de caraterística é um passo para a desistência, a perda de motivação e o insucesso.

Em pleno século XXI, o marketing já o descobriu e já tenta aplicá-lo ao vasto universo das empresas online. Nome, logótipo, slogan, design de páginas, criação de conteúdos para SEO, gestão de redes sociais e contratação de serviços de entregas e gestão logística estão na ordem do dia para quem quer garantir que tem uma marca sólida e com futuro.

Evidentemente, o papel de aspetos de identidade, como o são fulcrais para o estabelecimento de uma relação sólida e efetiva com o público, sendo fundamentais no momento em que se começa a construir a marca.

Não é também de estranhar, com o crescimento da mídia social e a experiência da atualidade, onde o tempo parece sempre correr, que as imagens realmente “digam mais do que mil palavras”.

Hoje, para que uma empresa consiga conquistar o seu público, o papel das imagens é muito importante e a presença nas redes sociais também impera.

Acima de tudo, quando se entra no panorama das empresas digitais, o mais importante é garantir que, quando um consumidor se cruza com o nome ou o logótipo da empresa, este é capaz de a distinguir das demais. Para que isto aconteça, é necessário que a identidade da marca seja forte.

Neste artigo, vamos explorar a importância de criar uma identidade única para a marca e dizer-lhe alguns aspetos fundamentais para que tal aconteça

A criação de um logótipo adequado

O logótipo é muito importante para a identidade da marca. Tudo num logótipo – desde a sua cor, o lettering das palavras (caso constem do mesmo), o formato e a imagem – devem adequar-se aos princípios, à atividade e aos objetivos da marca.

Numa época onde cada vez mais empresas nascem, o logótipo deve ser um marco na diferença, permitindo que a sua marca se distinga, com facilidade, das demais. Para isso, é necessária a criação de uma imagem sólida, lógica e que não copie os modelos já existentes.

O logótipo é considerado um aspeto muito importante do marketing online, enquadrando-se no design digital. Este deve ser pensado considerando vários aspetos e tendo sempre em mente os objetivos e o público alvo.

Usualmente, para que este objetivo seja plenamente cumprido, as empresas optam pela contratação de criativos da área do e-marketing e do design. Juntos, estes profissionais podem criar um logótipo totalmente original e que ajude a destacar uma determinada empresa.

Ainda assim, quando se inicia uma jornada pelo mundo das empresas digitais, nem sempre existe a margem económica que permite esta forma de ação. Felizmente, adequando-se às mudanças no mundo, a Internet foi também espaço de criação de geradores de logótipos, ferramentas que podem ajudá-lo a encontrar o logótipo certo para a sua empresa, de forma gratuita ou com orçamentos mais em conta.

A criação de um nome sonante

Claro que, antes mesmo da criação do melhor logótipo para a sua empresa, algo que deverá também considerar é o nome que quer dar à sua marca.

Para começar, é importante que recorde que o nome não deverá ser demasiado semelhante ao de outras empresas, principalmente se estas forem, já, renomadas.
O ideal é que crie um nome que tenha a ver com o setor de atividade em que opera, que seja apelativo para o público, sonante e fácil de memorizar. Estas caraterísticas ajudarão a criar uma identidade para a marca e, em simultâneo, farão com que os utilizadores se recordem da sua empresa com maior facilidade.

Procure criar um nome que seja também simples e que tenha domínios de internet disponíveis. Desta forma, encontrar o seu espaço online será mais simples e poderá conquistar mais seguidores e clientes.

Crie um slogan que defina a atividade

Os slogans são formas divertidas de dizer ao cliente quais as intenções da empresa. Um bom slogan deve ser memorável, simples, “catchy” e informativo.

Muitas vezes, quando as empresas gozam de alguma reputação, estas utilizam o slogan, também, para reforçar alguns dos valores da marca, o que ajuda, também, a criar uma sensação de cumplicidade e confiança com os clientes.

A criação de um bom slogan será, sem dúvida, um aspeto identitário que ajudará a dar destaque à sua marca.

 

Marketing de Conteúdo SLU

 

 

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