NICE ALMEIDA – Por que eu?

Publicado em sexta-feira, Fevereiro 6, 2015 ·

Eu e você, meu caro e assíduo leitor, trabalhamos duro sol a sol e lua a lua, não é mesmo? Suamos, corremos e nos esforçamos tanto que, às vezes, a exaustão chega a nos derrubar nos tirando até mesmo da convivência familiar. Aí, diante dessa nossa realidade de pessoas honestas e trabalhadoras, eu pergunto: por que nós, cidadãos em dia com as leis, temos que ter a obrigação de seguir regras que não nos convém?

Entenda! Por que eu e você temos que esconder nossos celulares, por exemplo, quando estamos andando pelas ruas da cidade onde moramos para não chamar a atenção dos bandidos? Dia desses me deparei com uma jornalista dizendo que as pessoas “facilitam demais” e saem para fazer caminhada levando o celular na mão, o que faz dela presa fácil para os criminosos.

Fiquei tão aterrorizada com tal afirmação que não conseguia acreditar que uma colega de profissão tivesse tal pensamento. Pior, outro dia um amigo meu foi assaltado no ponto de ônibus, onde levaram seu celular novinho, e sabem o que ele escutou quando foi prestar queixa na delegacia? “Também, fica dando bobeira com o telefone na mão no meio da rua!”.

Imagine a situação minha gente: eu e você muitas vezes compramos um celular caro, até porque dependendo da nossa profissão temos que estar conectados 24 horas por dia, alguns de nós dividimos o valor do aparelho e suaves prestações – sim, porque um assalariado como nós não tem condição de pagar à vista – mas, ao sair na rua temos que nos privar de usar um objeto adquirido honestamente, porque se o fizermos, seremos nós os culpados, caso sejamos assaltados.

Sinceramente, eu não entendo essa lógica! Muito comum também é assistirmos as autoridades nos ditando regras para evitar sermos vítimas de assaltos, roubos, furtos ou qualquer outro tipo de violência. Ora, mas porque eu e você, que já somos seguidores das regras – as leis – temos que acrescentar ainda mais cuidados ao nosso dia a dia? Não seriam os bandidos quem deveriam tomar cuidado para não nos violar?

Por que eu, que já pago impostos caríssimos, além disso, tenho que gastar horrores, por exemplo, com sistemas de segurança com valores altíssimos para me proteger e proteger a minha família dentro de nossas próprias casas. Sim, porque nem mesmo dentro de casa estamos mais seguros!

Por que eu e você, que compramos um carro e pagamos corretamente, temos que pagar também um seguro, já que se o bandido vier e levar nós nunca mais teremos nosso bem de volta? Por que eu e você, que trabalhamos tão duramente, temos que ter o máximo de cuidado ao sacar nosso salário no banco, porque se algum criminoso nos ver com o dinheiro ele verá em nós um facilitar de sua ação?

Eu gostaria muito, muito mesmo, que alguém me explicasse essa lógica, essa contabilidade! Essa inversão de valores não me comove e nem me convence. Se eu compro um bem material e pago por ele, eu tenho sim direito de desfrutá-lo da maneira que eu quiser e como eu quiser e os bandidos não podem e nem devem me achar presa fácil para eles cometerem suas atrocidades. E as autoridades não podem e nem devem ver em mim alguém que “facilita demais”! Do contrário estaremos nós sendo os maiores favorecedores da criminalidade.

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627