XIV Salão do Artesanato homenageia cordelistas e xilogravuristas

Publicado em quinta-feira, junho 2, 2011 ·

Evento acontece de 09 a 26 de junho em Campina Grande

xilogravuraA 14ª edição do Salão do Artesanato Paraibano (SAP) tem início no dia 09 de junho, nesta próxima quinta-feira. Como de costume o evento, que ocorre no início do ano aproveitando o movimento das férias de verão em João Pessoa, acontece conjugado ao Maior São João do Mundo no meio do ano em Campina Grande. O evento funcionará por 18 dias, tendo seu encerramento no dia 26 de junho. Desta vez o SAP será sediado na Avenida Severino Bezerra Cabral, número 510. O XIV Salão do Artesanato Paraibano é uma realização do Sebrae Paraíba e Governo do Estado.

Em todas as edições do Salão Paraibano o evento reserva lugar para homenagear os artesãos da nossa terra. Para esta edição os escolhidos foram os artistas que trabalham com a produção de cordéis e xilogravura, além dos mestres que trabalham esculpindo na madeira imagens de santos. Para representar as tipologias eleitas foram convidados o cordelista Costa Leite, do município de Sapé, e o santeiro da cidade de Taperoá, Maritônio Portela, que atualmente reside no Rio de Janeiro.

“Fico feliz com a homenagem e por representar os artistas. Esculpo desde criança e hoje com 34 anos consegui destaque com minha arte”, contou Maritônio. O artesão atualmente trabalha para a Rede Globo elaborando peças que compõem cenários de novelas, como ‘Ti Ti Ti’ e ‘Cordel Encantado’, e minisséries como ‘Capitu’ e ‘A Pedra do Reino’. Ele também foi o responsável por esculpir uma imagem que a Marinha do Brasil presenteou o Papa em sua passagem pelo país. Para o evento o artista promete trazer imagens de santos e bichos de até 1 metro de altura.

Além dos grandes homenageados, participarão do XIV Salão do Artesanato Paraibano cerca de 400 artistas que são cadastrados no Programa do Artesanato do Governo do Estado e apoiados pelo Projeto de Artesanato desenvolvido pelo Sebrae Paraíba. Os artistas irão expor e comercializar produtos de renda, madeira, brinquedos populares, fibras e fios, cerâmica, couro, algodão colorido, tecelagem, arte indígena, cordel e xilogravura, metais e pedras e habilidades manuais.

Para esta edição o evento contará com um pavilhão gastronômico dedicado à três restaurantes, além de ambientes destinados ao estimulo da formalização e empreendedorismo, com o projeto Empreender do Governo do Estado e o espaço do Empreendedor Individual onde o Sebrae fará atendimentos e cadastros. Outro espaço é o dedicado a apresentações culturais. A cada dia de evento uma atração musical, de teatro ou dança acontecerá nos palcos do Salão.

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627