Vereador elogia criação do Parlamento do Cariri e afirma que região avança politicamente

Publicado em sábado, novembro 12, 2011 ·

vereadorbirino2O vereador taperoaense Severino José de Brito, popular Birino, participou de um momento histórico para a política paraibana, em especial para as de Taperoá e do cariri, no final de semana passado, quando foi realizado o Encontro dos Vereadores do Cariri dentro da programação do Encontro dos Povos do Cariri ocorrido de 3 a 6 de novembro.

Na reunião que contou com mais de 60 legisladores de cerca de 18 municípios da região do semi-árido paraibano, entre eles o vereador taperoaense, Birino, foi criado o Parlamento do Cariri, projeto político pioneiro no Estado.

Para Severino José de Brito, a Câmara regional é um avanço para a política de todo o cariri já que objetiva batalhar por melhorias em conjunto com o maior número possível de vereadores de toda região.

“Considero muito importante o Parlamento do Cariri pelo o que ele propõe a sociedade de toda a região, carente de desenvolvimento, mas que a partir de agora fortalecida com a junção de vários agentes políticos que lutarão em busca de melhores condições de vida para a população caririzeira”, disse Birino que, ainda, elogiou o idealizador da proposta, o presidente da Câmara de Taperoá, Sandro Brito.

O Encontro de Vereadores foi tão importante que a coordenadora do SEBRAE, Rosa Nascimento, declarou que ele foi um dos mais representativos do Encontro dos Povos do Cariri realizado há uma semana.

Depois de alguns parlamentares apresentarem para os colegas uma série de dificuldades que cada um deles enfrenta em suas cidades de origem, se reuniram e formaram a mesa-diretora que ficou composta por Sandro Brito, como presidente, o colega Paulo Sérgio, da cidade de Serra Branca, para a vice-presidência, o taperoaense Francisco Antônio da Silva Filho para 1º secretário, a 2ª secretaria ficou com a camalauense Audenice Chaves de Souza, e a responsabilidade pela tesouraria ficou para o vereador de Soledade, Welington di Karlos, o popular Leleto.

Para o Conselho Fiscal da entidade foram nomeados Carlos Antônio Macedo de Farias (Boa Vista), Marivaldo Alves Vieira (Sumé), Aellington Elvis Farias Doso (Cabaceiras) e os suplentes Suetônio Fernandes da Costa (Salgadinho), Jurandir Ferreira de Oliveira (Sumé) e Francisco Alexandre (Soledade).

O objetivo agora é buscar mais adesões de vereadores em todo o cariri para aumentar o número de membros e assim fortalecer cada vez mais as ações do Legislativo do Cariri.

A reunião dos legisladores do semi-árido ocorreu na sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFPB Virtual), localizada no bairro Alto de Nossa Senhora da Conceição.

O auditório da instituição de ensino superior ficou completamente lotado de vereadores que vieram de cerca de 18 cidades e de pessoas que foram conferir de perto as discussões que fomentaram a criação da Câmara regional.

A primeira sessão oficial do Parlamento do Cariri ficou marcada para o início do ano quem vem com data ainda a ser definida. Na ocasião será discutida a escolha da sede fixa e o plano de ação para 2012.

Jandro Gomes para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627