O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB), está utilizando dinheiro público para enganar a população campinense, através da propaganda governamental. A denúncia foi feita ao Paraíba Já por um indignado internauta, que enviou à redação do Portal a fotografia de um outdoor, onde a Prefeitura anuncia a inauguração, para o mês de março, de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade.
A ilegalidade na propaganda, segundo o internauta, não está na utilização de outdoors para divulgar obras e ações promovidas pela Prefeitura de Campina Grande. O problema, segundo ele, é que o prefeito Veneziano está utilizando dinheiro público para anunciar uma informação falsa.
“No outdoor, a Prefeitura anuncia a inauguração de um Hospital de Pronto Atendimento (UPA), quando, na verdade, o que será inaugurada é uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), equipamento de saúde que não tem a mesma finalidade de um hospital. Só Veneziano mesmo para inventar uma coisa dessa”, ironiza o internauta.
Para reforçar a sua tese, o internauta, além da fotografia, enviou ao Paraíba Já a definição de uma UPA, segundo o Ministério da Saúde: “As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.”
“Além de tudo, nunca é demais lembrar que as UPAs são construídas com recursos do Governo Federal. Sendo assim, Veneziano engana o povo de Campina Grande duas vezes”, finalizou o internauta.
Paraíba Já
Comentários