Vasco tropeça no Atlético-GO, mas retoma liderança

Publicado em sexta-feira, setembro 23, 2011 ·

vascotropeçaO Vasco desperdiçou a oportunidade de se tranquilizar na liderança do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira, o time alvinegro não passou de um empate por 1 a 1 com o Atlético-GO, em pleno Estádio de São Januário, e não conseguiu aproveitar a igualdade entre Corinthians e São Paulo da última quarta. Com os gols de Anselmo, para o time goiano, e Diego Souza, o clube da Colina manteve a curta liderança de apenas um ponto para a equipe tricolor paulista.

Com a igualdade, o Vasco chegou aos 46 pontos, um a mais do que o São Paulo. Por outro lado, o Atlético-GO, que evoluiu muito na classificação neste segundo turno, chegou aos 34, nove a mais do que o Atlético-MG, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento da competição mais importante do calendário nacional.

Favorito a terminar a 25ª rodada do Brasileiro na primeira colocação, o Vasco sofreu um grande susto durante a primeira etapa. Investindo nos contra-ataques para surpreender os cariocas, o time visitante abriu o placar aos 22min, quando Anselmo, completamente livre, tocou de cabeça para as redes de Fernando Prass. A frustração pelo tento sofrido, entretanto, durou pouco. Dez minutos depois, Diego Souza, também aproveitando uma jogada aérea, decretou a igualdade durante a primeira etapa.

O domínio vascaíno da primeira etapa se transformou em desorganização na segunda. Pressionado em busca da vitória para adquirir tranquilidade na liderança, o time de São Januário sofreu com os contra-ataques do adversário, especialmente quando originados dos pés do veloz e habilidoso Juninho. Em contrapartida, apesar das chances criadas, o Atlético-GO pecou na pontaria, e deixou o Rio de Janeiro com um empate que poderia ter se transformado em vitória.

Depois do compromisso desta quinta-feira dentro de casa, o Vasco volta à atividade no próximo domingo, às 16h (de Brasília), quando terá pela frente o Cruzeiro, um dos favoritos ao título antes do início da competição, mas que convive com uma enorme irregularidade dentro da temporada. Já o Atlético-GO, cada vez mais longe da zona do descenso, recebe na mesma data, mas às 18h, o Palmeiras, no Estádio Serra Dourada.

Atlético-GO surpreende no início, mas convocado D. Souza impede zebra

O torcedor do Rio de Janeiro passará a ver o Atlético Goianiense de forma diferente a partir deste Campeonato Brasileiro. Depois de surpreender o Flamengo por 4 a 1, em pleno Engenhão, o clube do Centro-Oeste não se intimidou diante do Vasco, um dos principais candidatos ao título nacional. Pressionado pelo rival, o visitante aguentou o intenso ritmo ofensivo vascaíno e procurou atacar nos momentos certos.

Apostando nos contra-ataques, o Atlético-GO contou com a sorte ao testemunhar o Vasco por pelo menos duas oportunidades quase abrir o marcador. Extremamente cirúrgico, como no duelo contra o Flamengo, o time goiano conseguiu marcar o primeiro gol da noite justamente em sua investida mais incisiva no campo de ataque. Aos 22min, Rafael Cruz recebeu com liberdade pelo lado direito e levantou na cabeça de Anselmo. Com categoria, o camisa 9 se antecipou à zaga e tocou para as redes.

O gol assinalado pelos visitantes reacendeu a dúvida sobre os torcedores vascaínos, muito por conta do resultado dos goianos contra o arquirrival Flamengo. Ainda mais porque o Atlético-GO se fechou ainda mais, embora tenha mantido a presença perigosa no campo de ataque. Aos 28min, por exemplo, Vitor Junior invadiu a área pelo lado esquerdo e bateu firme para uma ótima defesa do goleiro Fernando Prass.

Sofrendo com a velocidade do rival, o Vasco conseguiu amenizar o prejuízo por conta da individualidade de dois atletas: Fagner e Diego Souza. Aos 32min, o lateral direito recebeu perto da entrada da área e cruzou na medida para o meia convocado para a decisão do Superclássico das Américas. Preciso, o camisa 10 desviou de cabeça e igualou o marcador.

Sem a pressão por estar em desvantagem, o Vasco retomou o controle do ritmo de jogo e por pouco não assumiu a liderança na partida. Aos 36min, depois de outro levantamento para a área, Diego Souza apareceu novamente livre para tocar de cabeça. Entretanto, para azar do meia, desta vez a bola explodiu na trave do goleiro Márcio; frustrando a última excelente oportunidade de gol criada pelos mandantes.

Nervoso, Vasco para em rival e não consegue se distanciar na liderança

Acuado pelo Vasco durante o final da primeira etapa, o Atlético-GO retornou dos vestiários assustando o clube de São Januário. Sem Éder Luís, que se lesionou logo no início do tempo complementar e deu lugar a Bernardo, o time da Colina sofreu com a velocidade adversária e quase se complicou no duelo. Logo aos 8min, Anselmo teve ótima oportunidade para novamente colocar o time de Goiânia à frente. Contudo, Fernando Prass apareceu bem e evitou o tento dos visitantes.

O susto sofrido acordou o Vasco, que manteve a posse de bola durante a maior parte do tempo. Entretanto, ineficiente, o time de São Januário criou a melhor chance para vencer o confronto aos 20min. Bernardo fez grande jogada individual e deixou Diego Souza em ótimas condições para finalizar para o gol. No entanto, o chute do camisa 10 parou na zaga e, na sobra, Élton chutou de bicicleta por cima do gol.

A partir da oportunidade desperdiçada, o Vasco se perdeu dentro de campo. Embora buscasse pressionar o adversário, o time carioca abusou dos erros de passe, especialmente no setor de meio-campo. Pressionado pela necessidade da vitória, a equipe alvinegra não conseguiu passar pelo ótimo sistema atleticano, que proporcionou diversas chances de contra-ataque aos visitantes.

Exposto, o Vasco sofreu, especialmente, com a velocidade e habilidade de Juninho. O atacante do Atlético-GO criou as melhores jogadas, como aos 35min. Depois de sofrer falta de Márcio Careca à frente da área, o jogador aproveitou confusão dentro da área e pegou o rebote limpo para marcar. Contudo, o xará vascaíno, Juninho, se posicionou na direção da batida e evitou o tento.

Terra

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627