Vacina brasileira contra a dengue está sendo testada em estados do país

Publicado em quinta-feira, novembro 3, 2011 ·

80962_W220Q60I2SASRFHFVRLRRCLCTCRCBUma boa notícia: Já está em fase final de teste uma vacina que pode imunizar a população contra a dengue. No Brasil, o teste da vacina contra a dengue acontece simultaneamente em Campo Grande, Vitória, Natal, Fortaleza e Goiânia. A vacina é feita com o vírus vivo atenuado. Os pesquisadores usaram material genético do vírus da vacina contra a febre amarela, que é muito semelhante ao vírus da dengue e incluíram pedaços de quatro tipos de vírus da dengue. Uma combinação que protege, mas não causa doença.

“Ao todo, 85 a 90% das pessoas que receberam a vacina desenvolveram anticorpos que vão protegê-las contra a doença”, explicou o pesquisador Rivaldo Venâncio.

No Brasil já foram mais de 720 mil casos em 2011. Quase a metade na Região Sudeste do país. No Rio de Janeiro, o risco de mais uma epidemia já foi anunciado. Quem teve a doença não esquece.

“A gente passa dias horríveis, dor no olho, cabeça. É horrível. Febre, falta de apetite, enjôo, ninguém merece”, conta o garçom aposentado Ananias de Souza.

No próximo verão, a presença dos quatro tipos de vírus no Brasil é uma preocupação a mais. Por enquanto, limpar quintais, acabar com os locais de água parada e pulverizar inseticida e larvicida são as medidas de prevenção. Os testes no Brasil foram autorizados pelo Ministério da Saúde. E, se aprovada, a vacinação em larga escala só deve acontecer em 2013.

Bom Dia Brasil

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627