V Olimpíada Brasileira de Física 2011 começa com cerca de 600 alunos inscritos

Publicado em domingo, maio 29, 2011 ·

OBF_2011Sábado (28) aconteceu em todo país, a Prova da 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Este ano tivemos mais de meio milhão de estudantes inscritos, do Ensino Médio e do 9º Ano do Ensino Fundamental, oriundos de mais de 3 mil escolas, marcas que vêm se repetindo desde 2007 e firmando a OBF como uma das maiores Olimpíadas de Física do mundo.

A OBF, evento organizado pela SBF com apoio do CNPq, é realizada em três fases com as provas em cada fase aplicadas no mesmo dia e horário em todo o país. As provas da 1ª Fase têm questões de múltipla escolha; na 2ª Fase, marcada para agosto, as provas são discursivas e dela podem participar os estudantes que atingirem na 1ª Fase o número mínimo de acertos, definido pela Comissão da OBF, depois da análise dos resultados de todo país. Já na 3ª Fase, marcada para outubro, além da prova discursiva, tem-se provas experimentais.

Um dos principais objetivos da OBF é despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Com as provas pretende a OBF propiciar a participação e o envolvimento dos alunos com o universo da Física, apresentando desafios intelectuais aos estudantes num evento nacional.

A OBF ainda, é a única oportunidade que os alunos têm de concorrer para fazer parte das equipes brasileiras em duas  Olimpíadas Internacionais: a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF) e a International Physics Olympiad (IPhO).  Nossas equipes, selecionadas e preparadas pela Olimpíada Brasileira de Física, têm se destacado a cada ano nessas olimpíadas: na Ibero-americana, que participam os países da América Latina, Portugal e Espanha, desde 2004 o Brasil tem ficado nos primeiros lugares sendo que, em 2010 no Panamá, conquistou quatro Medalhas de Ouro, Top Gold (melhor estudante) e, pelo 3º ano consecutivo, foi o Campeão Geral do torneio; já na Internacional, que contou com 380 estudantes de 80 países em 2010 (Croácia), nossa equipe formada por 5 estudantes, conquistou cinco Medalhas de Bronze.

Atualmente o Brasil é o país da América Latina com maior número de Medalhas conquistadas na International Physics Olympiad (IPhO) e na Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF).

Queremos nesta etapa agradecer aos Coordenadores Estaduais da OBF pelo trabalho desenvolvido junto aos colégios, tanto na divulgação como no acompanhamento às inscrições, impressão e envio de provas às escolas públicas, propiciando as condições para a realização dessa Primeira Fase que exige um contato maior com os professores e escolas.


Euclydes Marega Júnior (euclydes@ifsc.usp.br) José David Mangueira Viana (jdavid@fis.unb.br) p/ Comissão Nacional (www.obf.org.br)

Professor Rafael para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627