Universidades lançam edital para Pós-Gradução com foco em Economia Solidária

Publicado em quinta-feira, julho 7, 2011 ·

1910585-6866-atm17Por meio de parceria, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançaram, no último dia 4, edital para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública e Sociedade. Em sua 3ª edição, o curso se volta para as políticas públicas em Economia Solidária. Devido a um convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), esta edição do curso será gratuita, com 400 vagas ofertas divididas por todas as regiões do Brasil. As inscrições prosseguem até o dia 25 deste mês e são efetuadas exclusivamente pela Internet.
De acordo com o edital, a pós-graduação tem por objetivo “discutir diversas problemáticas da sociedade contemporânea e a gestão pública de políticas em economia solidária, qualificando a elaboração e a avaliação de políticas públicas dentro do seu contexto social e político, incluindo desde a história do Brasil e do Estado Brasileiro, da formação da agenda governamental até a execução dos programas e políticas públicas”.
Na opinião dos promotores do curso, estas questões são necessárias para “a produção de novos parâmetros para se pensar e intervir no aprimoramento e democratização tanto da gestão pública brasileira, como da própria sociedade, numa dupla implicação dialética”. Pensado por um grupo de pesquisadores engajados nas lutas da América Latina, o curso “pretende se diferenciar dos cursos gerencialistas e tecnicistas, que disseminam as teorias da administração empresarial no Estado latinoamericano, naturalizam o Estado capitalista e a sociedade de classes”.
Esse posicionamento se refletiu na montagem da grade curricular, “composta por diversos módulos articulados entre si que pretendem permitir aos alunos a socialização do seu conhecimento, o contato com professores de diversas áreas do conhecimento, a teorização dos problemas da sociedade contemporânea em perspectiva histórica e o desenvolvimento de ações totalizantes no campo da autogestão e economia solidária”, segundo o edital.
As aulas serão ministradas por professores das duas universidades e por membros convidados do Centro de Formação Sul, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Gabinete da República, Núcleo de Apoio às Atividades de Extensão em Economia Solidária (Nesol), dentre outros.
O edital do 3º Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade estão disponível em https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=bWFpbC51ZnQuZWR1LmJyfHBvc2dlc3Rhb3B1YmxpY2F8Z3g6MTFhOGIwNTg4MmMwZWM1NQ&pli=1
As matérias sobre Finanças Solidárias são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).






Camila Queiroz
Do Adital
Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627