Unimed JP adere a movimento contra o câncer de mama

Publicado em sexta-feira, outubro 14, 2011 ·

hospital quase rosaQuem passa pela Avenida Beira Rio pode conferir, desde segunda-feira (10), uma paisagem diferente. O Hospital Unimed João Pessoa está com uma iluminação especial. A fachada refletida com a cor rosa tem um motivo nobre: alertar para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que mata cerca de 11 mil pessoas por ano, só no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A iniciativa, que se estenderá até o dia 31 deste mês, faz parte do movimento “Outubro Rosa”, mobilização mundial iniciado nos Estados Unidos na década de 90 e que estimula a participação da população, empresas e entidades sobre a conscientização do câncer de mama. O objetivo é chamar a atenção para a realidade do câncer, conscientizar a população, em especial as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama, prestar informações sobre ações de saúde e alertar para a necessidade de redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento.

O movimento ainda contribui para o alcance do terceiro e do quinto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que buscam “igualdade entre sexos e valorização da mulher” e “melhorar a saúde das gestantes”.

O Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2002 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do país, entre elas a iluminação de prédios e monumentos históricos na cor rosa.

PROMOÇÃO DA SAÚDE

A iluminação do Hospital Unimed JP não é a única atividade realizada pela Cooperativa para lembrar a importância da prevenção do câncer de mama e de outras doenças. Através da Coordenação de Promoção da Saúde, a Cooperativa promove ações permanentes para orientar os clientes sobre hábitos de vida e contribuir para que mudem de comportamento e possam manter um estilo de vida saudável.

São diversos programas de promoção da saúde direcionados às mulheres. Os pré-adolescentes também têm uma atenção especial, sem falar nas pessoas que sofrem com o problema da obesidade e da diabetes mellitus. Também são realizadas atividades contínuas nas empresas contratantes da Unimed JP. São palestras, reuniões e vacinação, entre outras ações.

Além disso, boa parte do investimento dos clientes com o plano de saúde é revertida para o benefício da população carente do Estado. Através de seu instituto de responsabilidade social UniGente, a Unimed JP desenvolve 17 projetos e atividades com foco na ocupação e geração de renda, saúde e cidadania, educação e cultura, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado. Alguns são iniciativas exclusivas do instituto; outros são desenvolvidos através de parcerias. Direta ou indiretamente, eles beneficiam mais de 40 mil pessoas.

Assessoria para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627