UFPB inicia pelo Hospital Universitário controle de ponto biométrico

Publicado em sábado, julho 16, 2011 ·

130207218Menos de dois meses após a implantação do controle de ponto eletrônico via computador determinado pelo Ministério Público Federal, os funcionários da UFPB passarão por nova mudança administrativa: começa a funcionar a partir de agosto o ponto biométrico, sistema de controle de freqüência através da impressão digital do servidor.

O novo sistema já está em fase de experiência no Hospital Universitário “Lauro Wanderley” para os servidores que cumprem a escala do APH – Adicional de Plantão Hospitalar, e está sendo implantado para todos os outros servidores – cerca de 600 – até o dia primeiro de agosto.

De acordo com informações conseguidas junto aos setores administrativos, a implantação do ponto biométrico vem atender uma necessidade de maior eficiência do controle de freqüência determinado pelo Ministério Público, já que com a obrigatoriedade da digital, será impossível ocorrer a chamada “corrente do ponto”, deficiência detectada com o ponto eletrônico, que permitia que um mesmo servidor digitasse a matrícula e senha de vários outros, fraudando o sistema.

Imagens não divulgadas do sistema de vídeo flagraram servidores registrando no computador o ponto por até por 5 ou 6 funcionários, sem que os mesmos precisassem comparecer ao trabalho. Em outros casos, ocorreram denúncia de que funcionários que chegavam primeiro “batiam” o ponto de todos os colegas, e, ao final do expediente, o último a sair registrava o ponto dos que já haviam saído bem antes do término do expediente.

Com a implantação do sistema de ponto biométrico, será impossível fraudar o controle de freqüência e registrar o ponto por outros, já que a identificação ocorrerá pelo reconhecimento da impressão digital e esta é única, não existindo duas iguais.

Até o final do mês todos os funcionários do HU estarão sendo cadastrados pelo sistema biométrico, com o escaneamento e a coleta de informação das digitais de cada um, como forma de munir o banco de dados da instituição.




PressMídia

Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627