UEPB adotará o ENEM como uma das modalidades de acesso aos seus cursos

Publicado em quinta-feira, junho 9, 2011 ·

UEPB356

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Estadual da Paraíba aprovou na tarde de ontem (07), em reunião ordinária no Campus I, em Campina Grande, a adesão da UEPB à proposta do Ministério da Educação (MEC) de utilizar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas.

A decisão, que já será válida para o Vestibular 2012, segue a Resolução UEPB/CONSEPE/014/2011, na qual a Instituição fixa normas para o processo seletivo de acesso aos cursos de graduação, na modalidade presencial. Nesta Resolução fica estabelecido que cerca de 25% das vagas serão preenchidas a partir dos resultados do Enem, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação (PROEG), professor Eli Brandão, esta decisão tem em vista acompanhar as políticas educacionais do Estado da Paraíba e do Governo Federal, relativas à melhoria da avaliação e da qualidade do Ensino Médio, bem como ampliar as possibilidades de acesso ao Ensino Superior na UEPB.


Distribuição de vagas


Com o novo sistema, o Processo Seletivo de acesso aos cursos da UEPB disponibilizará 4.768 vagas nos seus cursos de graduação e será realizado através de duas modalidades: Processo Seletivo I (Vestibular da UEPB) e Processo Seletivo II (Enem-Sisu).

Para o Processo Seletivo I (Vestibular da UEPB) serão disponibilizadas 3.640 vagas (cerca de 75% do total), das quais metade será destinada ao Sistema de Cota Universal (50%) e a outra metade (50%) para o Sistema de Cotas de Inclusão. As vagas serão preenchidas no Sistema Seriado Semestral e Anual, com entradas no primeiro e segundo semestres do ano letivo de 2012.

Já para o Processo Seletivo II (Enem-Sisu), serão disponibilizadas 1.128 vagas nos cursos (aproximadamente 25% do total), tanto no Sistema Seriado Semestral como no Anual. Terão acesso à matrícula neste sistema os candidatos classificados por meio da avaliação do Enem.

Outra novidade no Processo Seletivo 2012 reside no fato das provas do Vestibular da UEPB serem realizadas em dois dias e com a duração máxima de cinco horas.


Mais sobre o Sisu


O Sistema de Seleção Unificada foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio como única fase de seu processo seletivo. A Seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem.

É importante lembrar que a inscrição para o Enem segue até o próximo dia 10 de junho e pode ser realizada através do portal http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/. Já as provas do Enem ocorrerão nos dias 22 e 23 de outubro, sendo disponibilizadas informações gerais na página http://www.enem.inep.gov.br/ .











Assessoria de Imprensa da UEPB para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627