destinos brasileiros

Turismo no Brasil cresce alavancado por vendas on-line e incentivos do governo

Publicado em sexta-feira, Janeiro 31, 2020 ·

A busca por destinos brasileiros cresceu 30% no primeiro semestre de 2019. São Paulo é, atualmente, a 3ª cidade turística mais procurada no mundo, de acordo com a Google.

Em razão da retomada do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), o setor do turismo, que é uma das principais vertentes da economia brasileira, tende a ter ganhos em 2020.

Em 2018, a receita do turismo alcançou o segundo maior resultado da última década, e os sinais continuam sendo positivos. No panorama global, também houve um aumento de 4% no número de viagens entre os mais diversos destinos entre janeiro e novembro de 2019, segundo a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (UNWTO).

Modernização e novos hábitos

Entre os fatores que compuseram esse cenário, está a união entre a tecnologia e o turismo. Com o objetivo de atender a um novo e potente público, diferentes tipos de empresas, startups e agências de turismo estão aderindo à tendência de vender passagens pela internet, o que muitas vezes facilita os deslocamentos, pois aumenta a velocidade e a praticidade da compra e do planejamento.

E esse mercado está investindo na forma de simplificar ainda mais essas transações, que vão desde a reserva de passeios e hospedagens on-line à compra de passagens em alguns cliques via aplicativo do ônibus.

Prova de que essa tendência promete é que, entre 2013 e 2019, a quantidade de brasileiros que fizeram compras pela internet quase dobrou, passando de 23% para 42%. O percentual sobe à medida que aumentam a renda familiar, a sensação de segurança ao realizar transações financeiras virtuais e a frequência em que se costuma acessar a rede.

Panorama

No contexto mundial, o turismo brasileiro está em posição de liderança e, só na Bahia, que representa uma grande força para a receita turística do Brasil, há uma expectativa que a ocupação hoteleira cresça 5% em 2020, segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Luciano Lopes. Entre todos os empregos gerados no país, os que estão relacionados ao turismo representam 7,5%.

Como o Brasil é um país dotado de muitas riquezas naturais, como praias, reservas, e uma grande diversidade biológica, étnica e social, o Turismo representa um grande papel não só na recuperação econômica do país em momentos de crise, como um impulsionador da mesma de maneira geral.

No ano passado, entre janeiro e novembro, houve um crescimento de 2,6%. Só em julho de 2019 houve um crescimento de 4,4%, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Brasil, o setor de Turismo e Viagens representa 8,1% de toda a riqueza gerada, isto é, do Produto Interno Bruto (PIB), e emprega mais de 6,1 milhões de pessoas. Os dados são, respectivamente, do Ministério do Turismo e do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) com a Oxford Economics.

Em 2020, é possível que haja outras novidades relativas ao setor. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, atualmente está avaliando a possibilidade de investir no Turismo Sustentável.

Maior entrada no Brasil

Outra mudança que deve impactar o setor de viagens é a isenção de vistos para pessoas vindas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália, que teve início em junho de 2019. A medida está atrelada ao desejo do governo brasileiro em duplicar a entrada de estrangeiros no país.

Assim, a expectativa é que em junho haja um crescimento de 158% nas entradas de estrangeiros em terras brasileiras. Com a isenção de visto para chineses, que foi anunciada em outubro do ano passado, essa taxa pode ser ainda maior. Além dessas nacionalidades, pode ser que o governo inclua também os indianos.

Mapa do Turismo Brasileiro

Uma outra medida governamental que tem como objetivo aprimorar o turismo do país foi a criação do Mapa do Turismo Brasileiro. A ideia é dar ferramentas para os gestores identificarem as principais necessidades de cada região turística, que no total são 333. O documento foi apresentado em agosto do ano passado.

 

Conteúdo Gear Seo

 

 

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br