Trócolli Júnior parabeniza agentes comunitários de saúde pelo dia dedicado a categoria

Publicado em quinta-feira, outubro 3, 2013 ·

 

trocolliOs agentes comunitários de saúde são incansáveis em sua profissão e, diariamente, sob sol ou chuva saem batendo de porta em porta levando orientação às pessoas que necessitam da atenção básica. E nesta sexta-feira (04) eles celebram um dia especial dedicado a toda a categoria. Quem lembra a data com a certeza da importância dos agentes para toda a população é o deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB), que por várias vezes já intermediou negociações entre a classe e gestores municipais para garantir melhorias salariais e condições de trabalho.

“O agente comunitário de saúde é o grande articulador entre a comunidade e a equipe de saúde. É ele quem leva, por meio das visitas, atenção, promoção, prevenção e cuidados a saúde para dentro das casas das pessoas. Nós sabemos que os agentes comunitários são grandes conhecedores dos problemas dos moradores de suas comunidades, porque eles entram nas casas de cada um dos cidadãos para levar essa orientação e acabam se tornando amigos e até conselheiros, se tornam parte da família. Por isso, nós sabemos o valor que cada agente comunitário tem e, por isso, nós valorizamos tanto o trabalho desenvolvido por eles”, declarou o deputado.

Entre as atribuições específicas dos agentes comunitários de saúde estão a identificação de indivíduos expostos a situações de risco, orientação para uso adequada dos serviços de saúde, agendamento de consultas e exames para o paciente, além do desenvolvimento de ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde.

Todas essas prerrogativas dos agentes comunitários são reconhecidas por Trócolli Júnior que tem se unido a categoria todas as vezes em que ela entra em discussão com os gestores municipais em busca de melhores salários e condições de trabalho. “Esse ano mesmo nós estivemos juntos com todos eles aqui em João Pessoa para lutar pelo reajuste salarial da categoria. Valeu a pena porque os profissionais de saúde conseguiram um aumento de 8%”, lembrou o legislador.

De acordo com a Lei nº 11.350/2006, o Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal. Para o exercício da atividade é necessário residir na área da comunidade em que atuar, desde a data da publicação do edital do processo seletivo público; haver concluído, com aproveitamento, curso introdutório de formação inicial e continuada; e haver concluído o ensino fundamental.

 

Assessoria

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627