Trabalhadores dos Correios fazem paralisação parcial em sete Estados

Publicado em sexta-feira, setembro 19, 2014 ·

correiosFuncionários dos Correios fazem paralisação parcial em regiões de sete Estados do país: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Sergipe, Minas Gerais (Belo Horizonte) e Tocantins. Os trabalhadores exigem aumento salarial. No Rio de Janeiro e em Tocantins, por exemplo, eles pedem um reajuste de 300 reais para toda a categoria, além da reposição da inflação.

Mesmo com a paralisação, a estatal informou que as atividades seguem com normalidade no Brasil.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Levantamento realizado pelos Correios nesta quinta-feira mostrou que 97% do efetivo dos Correios estão trabalhando, o que corresponde a 122.037 empregados. Ainda nesta quinta-feira, do total de 19.407 carteiros que deveriam trabalhar nos 7 Estados citados, 2.970 não compareceram (21,72%).

Nessas localidades, os Correios disseram que estão aplicando o Plano de Continuidade de Negócios, que inclui ações como deslocamento de empregados entre as unidades, contratações temporárias e realização de horas extras. A empresa também cogita a realização de mutirões para entrega nos fins de semana.

Negociação – Os Correios ofereceram aos trabalhadores um reajuste de 200 reais em forma de gratificação, a ser incorporada gradualmente nos salários de quem recebe de 1.084 a 3.077 reais. Para quem recebe acima de 3.077 reais, o reajuste será de 6,5% no salário base. De acordo com os Correios, o reajuste proposto representa um aumento de cerca de 20% sobre o salário-base de carteiros, atendentes e operadores de triagem e transbordo e abrange 90% do efetivo da empresa. A proposta inclui ainda reajuste significativo do vale-cesta, de 158,45 reais para 188,58 reais, e 3 unidades extras de vale alimentação por mês, com valor de 30,13 reais cada.

A proposta foi aceita pela maior parte dos sindicatos: Acre, Alagoas, Amapá, Brasília, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Juiz de Fora (MG), Uberaba (MG), Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo, Santa Maria (RS), Bauru (SP), Ribeirão Preto (SP) e Santos (SP). No entanto, ela ainda não foi assinada e, portanto, a paralisação parcial segue nesta sexta-feira. Informações atualizadas devem ser divulgadas pelos Correios no fim da tarde. A expectativa da estatal é que a situação seja normalizada nos próximos dias.

Veja

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627