Tornados destroem cidades e matam ao menos 38 nos Estados Unidos

Publicado em domingo, Março 4, 2012 ·

Equipes de emergência seguem em busca de sobreviventes em diversas cidades atingidas pela série de tornados no Meio-Oeste e no Sul dos EUA neste sábado (3), quando o número de mortos devido aos fenômenos já chega a 38.

Algumas cidades foram praticamente riscadas do mapa, tamanha a destruição.

Em meio ao desespero, histórias tocantes de sobreviventes começam a emergir. como a do bebê que foi encontrado sozinho em um campo a cerca de 16 km de sua casa em New Pekin, Indiana. Segundo uma porta-voz dos serviços de saúde, a criança está internada em condições críticas em um hospital infantil de Louisville, no Kentucky.

Os temporais originaram vários tornados que seguiram um trajeto da Costa do Golfo para os Grandes Lagos. As mortes foram registradas nos estados de Alabama, Indiana, Kentucky e Ohio. A dimensão dos sérios prejuízos ainda não foi calculada.

As tempestades ocorrem no momento em que a população se recupera de outra série de tornados, que matou 13 pessoas no início da semana.

O Serviço Meteorológico Nacional recebeu 269 informes de tornados, em sete estados dos EUA, até às 10h (horário local). Durante o mês de fevereiro, o número de chamadas foi de 189.

O prefeito de Marysville, na fronteira entre Indiana e Tennessee, revelou que a cidade “foi riscada do mapa”.

Pequenos aviões foram revirados pelo força do vento em um aeroporto de Dallas, na Geórgia (Foto: Tami Chappell/AP)
Pequenos aviões foram revirados pelo força do vento em um aeroporto de Dallas, na Geórgia (Foto: Tami Chappell/AP)

“Esta é uma situação particularmente perigosa”, advertiu o serviço meteorológico nacional.

“É possível que haja tornados destrutivos, granizo de até 6,4 centímentros, rajadas de ventos de até 112 km por hora e relâmpagos perigosos”.A maioria dos tornados desta sexta-feira ocorreu no condado de Madison, Alabama, onde casas foram destruídas, automóveis, virados, e linhas de energia e árvores, derrubadas.

Casas ficaram destruídas na cidade de Moscow, em Ohio (Foto: AP)Casa destruída na cidade de Moscow, Ohio (Foto: AP)

Em Kentucky, a polícia da Guarda Nacional e do Estado ainda não conseguiu precisar o número de desaparecidos. Em Indiana, diversas estradas municipais que ligam comunidades rurais desapareceram.

Esta última onda de tornados surge quando a população se recupera dos estragos deixados em seis estados por tornados na terça e quarta-feira.

A cidade de Harrisburg, em Illinois, foi a mais atingida por um grande tornado que devastou uma ampla área na quarta-feira, deixando seis mortos e mais de 100 feridos.

Em 2011, os tornados mataram 545 pessoas nos Estados Unidos, no que foi a temporada mais mortífera destes fenômenos desde 1936.

Vistas aéreas mostram destruição em Marysville (esq.) e Henryville, ambas em Indiana, neste sábado (3) (Foto: AP)Vistas aéreas mostram destruição em Marysville (esq.) e Henryville, ambas em Indiana, neste sábado (3) (Foto: AP)
Moradora protege criança após passagem de tornado na cidade de Metro Piner, no Kentucky.  (Foto: AP)Moradora protege criança após passagem de tornado na cidade de Metro Piner, no Kentucky. (Foto: AP)
G1

As identidades do bebê e da família não foram

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627