Tomar sol com a pele descascada causa manchas; saiba evitar

Publicado em segunda-feira, dezembro 30, 2013 ·

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

O desejo de ficar com o bronzeado em dia para curtir o verão faz com que muitas pessoas se descuidem na hora de se proteger do sol, hábito que pode desencadear problemas desagradáveis principalmente se a pele estiver descascada. Se não houver um respeito pelo tempo de recomposição da pele, bastante sensível devido à ação dos raios solares, é alto o risco de sofrer com manchas de diversos tons espalhadas por todo o corpo.

 

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Quem já tomou sol e está em processo de descamação não deve se expor novamente aos raios solares, o ideal é esperar até que a cútis volte totalmente ao normal. “A pele descasca porque a exposição solar causa dano à epiderme (camada mais superficial da pele), que é totalmente eliminada. Neste momento, ainda pode haver uma pigmentação residual e provocar marcas”, afirma Marcia Monteiro, especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

 

Cuidados
Para minimizar os efeitos que o sol pode causar sobre a pele já queimada é preciso seguir algumas dicas durante toda a temporada. A primeira delas é deixar de tomar sol enquanto estiver descascando. Porém se não for possível evitar uma nova exposição é indicado fazê-la em horários alternativos, pela manhã até às 9h ou à tarde após as 16h, com a devida proteção.

 

Como não poderia deixar de ser, o uso de filtros solares com fator de proteção solar mínimo de 30 é imprescindível. “Eles devem ser reaplicados a cada duas horas e espalhados de forma uniforme e generosa sobre a pele para barrar os efeitos da radiação solar sobre um tecido que já sofreu uma agressão anteriormente”, diz Marcia.

 

Usar roupas que protejam o corpo como, por exemplo, as peças de algodão, enquanto estiver fora do mar também é uma maneira interessante de resguardar a saúde. Além disso, vale a pena recorrer aos bonés e chapéus, responsáveis por proteger a face, o colo e até mesmo parte das costas do constante contato com o sol.

 

Agência Hélice
Terra 

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627