Terremoto de 8,3 graus atinge costa do Chile e provoca alerta de tsunami

Publicado em quarta-feira, setembro 16, 2015 ·

Funcionários correm para sair de mercado em Santiago - MARTIN BERNETTI / AFP
Funcionários correm para sair de mercado em Santiago – MARTIN BERNETTI / AFP

Um terremoto de 8,3 graus na escala Richter atingiu a costa do Chile perto de Illapel, segundo o Serviço Geológico dos EUA. O sismo teve seu epicentro a 55 quilômetros do continente, a 12,5km de profundidade — pouco mais de 230 km de Santiago. Foi emitido um alerta para possíveis tsunamis em toda a costa do país.

De acordo com serviços de emergência, o terremoto atingiu principalmente as zonas Metropolitana e de Maule. Uma tsunami poderia atingir a costa de Iquique por volta de 21h30m, com ondas de mais de três metros acima do nível usual do mar, segundo o serviço de tsunamis dos EUA.
O Chile pediu que toda a população perto da região do sismo vá para longe da costa. Sirenes de alerta foram soadas em grandes cidades costeiras, como Valparaíso. Serviços de emergência afirmaram que há cortes de luz e no sinal de celulares.

ACOMPANHE O FOCANDO A NOTÍCIA NAS REDES SOCIAIS:

FACEBOOK                TWITTER                    INSTAGRAM

Usuários nas redes sociais relataram fortes tremores também em territórios argentinos. Alguns afirmaram até ter sentido fortes reflexos também em Buenos Aires, e com resquícios até em São Paulo. A redação do “El Mercurio”, na capital chilena, registrou os tremores.

Nas medições sismológicas iniciais do país, o terremoto, que aconteceu por volta das 20h, havia sido classificado como tendo 7,2 graus — e posteriormente para 7,9.

PUBLICIDADE

Em 2010, um terremoto no centro do país deixou mais de 800 mortos e muita devastação em grandes cidades do país, como Concepción.

O Chile é um país sismologicamente muito ativo, com terremotos provocados por conta dos movimentos geológicos na Cadeia do Pacífico.
O terremoto seguido de tsunami deixou um rastro de destruição em cidades do Chile, como Dichato, perto de Concepción – Reuters / Jose Luis Saavedra/03/03/201
POR O GLOBO

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627