Tentativas de censura a jornalistas aumentam com a proximidade das eleições no Brasil

Publicado em quinta-feira, setembro 6, 2012 ·

Faltando cerca de um mês para as eleições municipais no Brasil, as notícias de cerceamentos judiciais a jornais e blogs se multiplicam, informou o Blog Jornalismo nas Américas.


Organizações internacionais alertaram para o risco de censura togada. Em relatório divulgado no início de 2011, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) demonstrou preocupação com a “perseguição judicial” a jornalistas.Casos recentes
Na segunda-feira (3/9), o jornalista Fernando Conceição denunciou ter sido vítima de tentativa de censura do candidato a prefeito de Salvador, empresário Mário de Mello Kertész. O político foi à justiça exigir a retirada do blog do repórter de uma série de matérias publicadas no jornal A Tarde que denunciam um rombo de 200 milhões de dólares na prefeitura durante sua gestão.

O site Jornal Oeste também foi alvo da Justiça Eleitoral e ficou proibido de publicar matérias sobre as eleições em Cáceres, no interior do Mato Grosso, por supostamente dar tratamento prioritário a um candidato à prefeitura da cidade.
No último sábado (1/9), o blogueiro Tarso Cabral Violin denunciou em seu site a tentativa de censura do prefeito de Curitiba Luciano Ducci, que entrou com uma ação e conseguiu na justiça de duas multas que somam o valor de mais de R$ 100 mil ao blogueiro.
No Mato Grosso do Sul, agentes da Polícia Federal invadiram o jornal Correio do Estado, por determinação de uma juíza eleitoral para impedir a circulação da edição de quinta-feira (30/8) que, supostamente, continha resultados de uma pesquisa eleitoral. O episódio foi classificado como censura prévia ilegal pela Associação Nacional de Jornais (ANJ).
Portal IMPRENSA

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS









ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627