Tentativa de Ricardo Coutinho de calar imprensa repercute nacionalmente

Publicado em terça-feira, julho 26, 2011 ·

Dércio Alcântara: “O clima para jornalistas na Paraíba mudou”.

Alessandra Ungria
Crédito: Reprodução
Jornalista Dércio Alcântara: “

Os jornalistas da Paraíba têm lutado para conquistar maior liberdade de imprensa no Estado. Nos últimos dias, cerca de 50 profissionais de diferentes veículos entregaram uma Carta Denúncia a diversas instituições, como a OAB, a FENAJ e a Assembleia Legislativa. O documento relata abusos do poder público sobre a imprensa, que tem enfrentado dificuldades para realizar seu trabalho. Além disso, contabiliza também diversas ações judiciais contra comunicadores.

Estes e muitos outros episódios que denotam uma predileção do governador Ricardo Coutinho (PSB/PB) em barrar o trabalho de jornalistas , é relatada ao Portal IMPRENSA pelo jornalista, Dércio Alcântara. Ele é alvo de 42 processos movidos por Coutinho, todos devidos a postagens em um blog. No site, Alcântara publica críticas e análises sobre os jogos de poder na Paraíba. “A gente está vivendo um clima diferente, como o que a minha geração viveu no tempo da ditadura” afirma ele.
Alcantâra começou o “Blog do Dércio” em 2005. Quando Coutinho assumiu o cargo de chefe do executivo no Estado em 2011, a onda de processos contra o jornalista começava.
Sobre a situação da imprensa em geral na região, ele ressalta: “Nenhum repórter, de nenhum veículo, consegue ter acesso a informações de repartições públicas, sejam elas municipais ou governamentais.” Na conversa com o Portal IMPRENSA, Alcântara descreveu uma dezena de casos de jornalistas que foram transferidos de cidade, e outros que não conseguiam entrevistas com diretores de escolas e hospitais em ocasiões polêmicas na cidade etc. Aparentemente, a maioria das ações são acompanhadas de reforço policial e intimações judiciais. “A polícia é utilizada como um instrumento de pressão contra os jornalistas aqui” afirma ele.
Recentemente, ainda, foi descoberto esquema de grampo telefônico na Assembleia, em que suspeita-se o objetivo ser investigar a vida de jornalistas. “Me preocupa muito esse acirramento, porque, se em 7 meses a gente está vivendo uma situação como essa, me preocupa o que vai acontecer daqui pra frente” observa.

Portal Imprensa

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627