SUS divulga locais onde pacientes poderão trocar prótese de silicone

Publicado em quarta-feira, Janeiro 25, 2012 ·

silicone1Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que possuem recomendação médica para trocar as próteses mamárias das marcas francesa Poly Implant Protheses (PIP) e da holandesa Rofil poderão realizar a cirurgia em um dos 371 serviços de saúde habilitados pelo Ministério da Saúde, que divulgou a informação na segunda-feira (23).

Todas as pacientes que tiverem realizado o implante de uma das duas marcas e que apresentarem sinal ou confirmação médica de ruptura na prótese estarão habilitadas para a cirurgia, que será integralmente financiada pelo SUS. Inicialmente, a determinação valeria apenas para quem implantou silicone para reconstrução do seio. No entanto, depois de uma recomendação da presidenta Dilma Rousseff, a cirurgia se estendeu também aos casos em que a cirurgia tenha sido realizada com fins estéticos. Travestis e transexuais também poderão procurar o SUS para a retirada das próteses rompidas.

O Ministério da Saúde recomenda que o procedimento de troca seja realizado no serviço de referência onde o implante inicial foi feito, contanto que esse esteja credenciado no SUS. Nos casos de impossibilidade de cumprir a condição, é aconselhado procurar uma das 371 unidades disponibilizadas pelo Sistema.

Segundo o ministério, o tempo de espera para a cirurgia vai variar de acordo com a urgência do de cada caso, cabendo ao gestor local do SUS realizar essa avaliação médica – em casos de extrema urgência, quando o rompimento da prótese oferece risco à saúde do paciente, a cirurgia será imediata.

Até esta terça (24), nenhum procedimento de substituição de prótese por rompimento foi confirmado pelo SUS.

redebrasilatual

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627