SOLÂNEA: Secretário de administração penitenciária da Paraíba, afirma que as obras da unidade prisional começarão em breve

Publicado em quarta-feira, março 13, 2013 ·

Walber-VirgulinoEm entrevista a Tv Web Cidade, o secretário de administração penitenciária da Paraíba, Walber Virgulino, fala que o estado está mudando a mentalidade do sistema penitenciário, pois acredita que não adianta usar a tecnologia e nem medidas administrativas, sem incutir na mente do apenado que o crime não compensa. O secretário fala que estão fazendo um trabalho de mudança de mentalidade, valorizando o servidor público e mostrando ao apenado de que ele é importante para o sistema.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Hoje o sistema prisional da Paraíba conta com 8.700 apenados, o secretário falou que já foram inseridos no âmbito de ressocialização, cerca de 4.500 apenados. “Estamos reforçando as operações de segurança nos presídios, visando tirar de circulação aqueles apenados que insistem em tumultuar e trazer tensão para dentro do sistema” Disse Walber.

O secretário afirma ainda, que o governo do estado está com projetos de construção de unidades prisionais, por toda a Paraíba, em locais estratégicos, para desafogar a superlotação e trazer a dignidade devida para que o apenado cumpra a sua pena e ser reinserido ao seu social de forma eficiente e eficaz.

Nosso repórter perguntou ao secretário, quanto custará a obra da cidade de Solânea, e qual a previsão de início da mesma. Walber informou que a obra custará R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais), e afirmou que o dinheiro já está à disposição, o projeto arquitetônico já foi enviado para o (Depen) Departamento Penitenciário Nacional, só faltam agora, os trâmites burocráticos, que é a doação do terreno por parte da câmara; a doação vai ser repassada para a secretaria penitenciária e depois enviada para a (Suplan) Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado, para fazer os projetos suplementares; após o projeto pronto, será feita uma licitação e de forma contundente começar as obras do presídio em Solânea.

Durante a entrevista, o secretário falou que não está medindo esforços e com o apoio do prefeito Beto do Brasil, que está compromissado com o projeto; afirma que daqui para o término do semestre, após sanar a parte burocrática, será iniciada a construção da unidade prisional do município.

O presídio contará com trabalhos educativos para os apenados; o secretário falou que em conversa com a reitora da UFPB do CAMPUS III em Bananeiras, a mesma se responsabilizou em realizar um convênio, para levar educação e projetos da universidade para as unidades prisionais. Walber diz que o objetivo é humanizar, mais sem se afastar da disciplina; o sistema irá conceder direitos aos apenados, mais também exigirá o cumprimento de obrigações e deveres. “No sistema prisional da Paraíba, não é nem um campo de concentração, mais também não é hotel; o preso vai ser tratado como preso, os direitos serão concedidos, mais os deveres serão exigidos” Disse Walber.

 

 TV WEB CIDADE

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627