Solânea: Projeto Conta Cidadã da Energisa foi cancelado, saiba por quê

Publicado em quinta-feira, outubro 10, 2013 ·

Energisa-O projeto conta cidadã da Energisa veio à cidade de Solânea neste último dia 8 de Outubro, onde recebeu da população mais de 600kg de material reciclado que iriam ser jogados do lixão e trocou por descontos na conta de energia da casa de mais de 50 famílias, tendo uma cliente que conseguiu zerar a sua conta de energia do próximo mês por meio do projeto.

Outra iniciativa da Energisa foi o apoio ao projeto “somando conhecimentos” de uma professora da Escola Estadual Padre Geraldo da Silva Pinto que conta com mais de 25 alunos que participaram de palestras sobre reciclagem e coleta seletiva, sendo também agendada uma visita ao Museu da Energisa em João Pessoa. Dentro do museu os alunos irão conhecer todo o processo evolutivo da energia elétrica; saber como funciona uma usina hidrelétrica, aprender sobre o consumo dos eletrodomésticos e participar de experiências.

O projeto conta cidadã já acontece em várias cidades da Paraíba e Solânea foi uma das primeiras do Brejo, a intenção da Energisa era fazer essa ação uma vez por mês na cidade, trazendo descontos para toda população carente, mas infelizmente o projeto foi cancelado pela Secretaria de Meio Ambiente da Cidade.

A secretaria alegou que o projeto da Energisa atrapalharia o projeto que a mesma ainda irá lançar que é o “Coleta Seletiva Solidária” um projeto louvável, que visa criar uma consciência na população de adotar catadores para destinar seu material reciclável. Mas existe um porém. Atualmente a associação que fará parte da cooperativa, que ainda não foi criada, conta com apenas 12 catadores, e nos questionamos: mas como fica o resto da população carente que seria beneficiada pelos descontos na conta de energia? Desconto esse que poderia garantir mais itens na feira da população pobre no final do mês, população essa que não é pouca, pois, a cada dia surgem mais comunidades carentes na cidade.

E agora como resolver a situação desse pessoal carente?  Não seria mais interessante implantar esse projeto “Coleta Seletiva Solidária” junto às empresas como lojas, supermercados, mercadinhos, bares, restaurantes e lanchonetes que são os responsáveis por produzirem mais material reciclável na cidade, deixando a população escolher qual projeto queria participar? Uma forma democrática.

O interessante seria deixar a população decidir em que projeto ela iria destinar o “seu” material reciclável. O cancelamento de um projeto como esse somente vem a deixar a população de Solânea mais carente de projetos que pensem na cidade com um todo e não somente em um projeto de uma secretaria única.

Verdade Regional/Sérgerson Silvestre 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627