SOLÂNEA: Magistério inicia aulas dia 27 de fevereiro e para dia 14 de março; só voltando após pagamento do RATEIO, diz sindicalista

Publicado em sábado, Fevereiro 25, 2012 ·

elmarEm assembléia realizada em 24/02/2012, hoje às 15 horas, no CINETEATRO, os profissionais do Magistério Público Municipal de Solânea decidiram o seguinte: iniciaram as atividades dia 27 de fevereiro e vão parar no dia 14 de março, só voltando às salas de aula após o pagamento do RATEIO.  Esta é a decisão do Magistério de Solânea e assim faremos. A causa é justa !

Aguardar a até 14 de marco o pagamento do RATEIO, já que, estar previsto uma GREVE NACIONAL de três dias, como respostas aos Governadores e Prefeitos inimigos da Educação; que buscam através da pressão, substituir a índice de reajuste do piso nacional da categoria, que hoje é o valor custo aluno pelo ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR – INPC que faria o reajuste despencar de 22,22% para apenas 6%. Não podemos permitir uma imoralidade como esta, pois seria como dar dois passos a frentes e em seguida, dar quatro passos para traz.

A valorização que aos pouco acontece, visando reparar uma desvalorização histórica, seria lançada ribanceira abaixo. Nos dias 14, 15 e 16 de março, estaremos promovendo manifesto público em defesa do piso do magistério e do cumprimento da Lei por parte dos Prefeitos e Governadores. E os Profissionais do Magistério só voltaram as suas atividades no dia 17 de março caso tenha sido efetuado o pagamento do RATEIO por parte da administração; já foi deliberando e não sentamos mais para tratar desde assunto; tentamos por três meses negociar e não houve acordo algum. Foi o que a categoria decidiu e vamos apenas cumprir; vou encaminhar uma cópia da ata para o Prefeito e para Secretária dando ciência do que foi decidido em assembléia. Vão iniciar dia 27 de fevereiro e vão parar as atividades no dia 14 de março; só retornaram ao trabalho após receberem o RATEIO, o que lhes é devido.

Também foi debatido sobre a ocorrência de acidentes de trabalho com agentes de limpeza urbana (gari) em nosso Município; a pouco, um gari contratado perdeu a vida em virtude de acidente de trabalho e de negligência por parte do Hospital Estadual aqui de Solânea, uma vez, que os primeiros socorros foram prestados no hospital; e segundo nos chegou, a falta de experiência de algumas pessoas que lá trabalham teria causado problemas sérios ao trabalhador. Já que, não foi feito a limpeza do ferimento corretamente, que ainda foi abafado com uma faixa; foi o que nos chegou; e em seguida, o trabalhador foi encaminhado para Campina Grande, onde no segundo Hospital, chegaram a encontrar lixo dentro do ferimento do trabalhador; que por causa de uma infecção generalizada, acabou perdendo a vida.

Agora quero chamar a atenção do Promotor de Justiça, eu vou a procurar do mesmo para que tome as devidas providências quanto a tragédias anunciadas e que pode ter como resultado novas mortes de trabalhadores; os carros utilizados para coleta e transporte de lixo urbano, estão funcionando sem a menor condição de segurança para os trabalhadores; são grades amarradas com cordas e cargas altas, motoristas sem habilitação, carros sem revisão e com pneus carecas. Não vamos mais esperar que outras vidas sejam perdidas, são pais de família, que só querem ganhar o pão de seus filhos e voltar para casa após um dia de trabalho.

Não podemos ser culpados por omissão, pois, as tragédias são previstas. O gari contratado perdeu a vida após o Promotor de Justiça ter assinado um TAC com a administração para que a mesma não contratasse; e sim, chamasse os concursados para preenchimento do quadro de pessoal; mas desobedeceram o TAC e contrataram o rapaz; que perdeu a vida por falta de segurança mínima exigida para o trabalho e agora a família sofre. Padinha, agente de limpeza urbana, estar acidentado, coincidentemente, foi acidentado no mesmo carro que o gari contratado; agora espero que a Prefeitura preste a assistência devida ao trabalhador ou vou ao MP para que ele responsabilize o Município por estar colocando a vida dos trabalhadores em risco em virtude da falta de segurança.  Aqui até lixo hospitalar e das clinicas são jogados em vias públicas e já causaram acidentes e problemas de saúde a estes trabalhadores.

Também foi debatido a questão do plano de carreira, cargo e remuneração dos demais servidores; anunciado aos trabalhadores pelo próprio Prefeito na garagem da SEINFRA e até então não foi encaminhado os nomes das pessoas que farão parte da comissão do Executivo Municipal na elaboração; pois a nossa comissão já estar pronta para ir a mesa e construir este sonho do servidor municipal. Esperamos respostas quanto a estes pontos.

Solânea 24/02/2012

Elmar dos Santos Lima Neto

Presidente Sindical

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627