Sobrancelhas: cinco itens que os homens precisam saber

Publicado em sexta-feira, junho 24, 2011 ·

240_614-caso-de-policia-gdeA descoberta do Botox contribuiu com a cosmetologia anti-aging, mas a toxina que paralisa os músculos também nos atentou para o quanto as sobrancelhas são importantes para a comunicação. Quando você não consegue movê-las, seu rosto ganha um ar congelado, como se estivesse sempre com a mesma expressão até diante das surpresas. De fato, uma das coisas que poucos sabem é que a paralisação das sobrancelhas afeta consideravelmente a comunicação e a expressividade do rosto humano, como citou o Fox News desta quinta-feira (23).


As sobrancelhas exercem papel fundamental não apenas na atração que exercemos sobre o sexo oposto, mas também por transmitirem nossas emoções e, ao longo da evolução mostraram, à distância, o dismorfismo sexual (exemplo: sobrancelhas grossas são de homens e as finas, de mulheres).

Mas os homens pouco se preocupam com esta parte especial do corpo humano e, por isso devem aprender cinco itens importantes sobre elas:

– Cada sobrancelha tem cerca de 500 fios
Não adianta: cada pessoa tem apenas duas sobrancelhas e cada uma possui cerca de 500 fios apenas. E eles crescem duas vezes mais vagarosamente que os fios de cabelo. Por isso, pense bem antes de removê-los ou apará-los, pois poderá ter de conviver com a consequência do ato por um tempo maior do que o esperado.

– Sobrancelhas “da moda” já foram feitas com pelos de ratos
A ideia é meio nojenta, mas é verdadeira. No fim do século 18, diversos colonos americanos usaram pelos cinzas de ratos para dar mais volume à sobrancelha. No livro In The Eyebrows (Nas Sobrancelhas, indisponível em português), os autores Robyn Cosio e Cynthia Robins traçam a evolução da sobrancelha como um ícone de beleza, moda e status tanto para eles quanto para elas.

Enquanto consideramos os olhos pontos de atração para o rosto, são na verdade as sobrancelhas que adornam esta área do rosto, visto que mudanças bruscas podem trazer alterações dramáticas para o look de homens e mulheres.

-Sobrancelhas são mais vitais para o reconhecimento facial do que os olhos
São as sobrancelhas os espelhos da alma, e não os olhos. Em um dos únicos estudos sobre o assunto, realizado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), descobriu que ao esconder as sobrancelhas e mostrar apenas os olhos de parentes e amigos, as pessoas encontravam dificuldades em identificá-las. Os voluntários tiveram dificuldades até mesmo para reconhecer o rosto inteiro sem as sobrancelhas – e eram pessoas que eles conheciam bem!

– Suas sobrancelhas te entregam
A face humana difere do resto do corpo, em especial em relação aos músculos usados para as expressões faciais, conhecidos como frontalis e orbicularis oris. Acontece que estes músculos são conectados a outros músculos do corpo e fazem com que muitas de suas contrações aconteçam involuntariamente.

Os cientistas chamam isto de “microexpressões” ou tiques que duram segundos e que acabam denunciando nossas intenções para quem consegue decifrar estes sinais. Assim, não importa o quanto tente esconder a verdade – ou a mentira -, sua sobrancelha te denuncia.

– Homens com sobrancelhas que se unem já foram considerados criminosos inerentes
A última coisa que muitos homens devem saber sobre sobrancelhas é que alguns estilos podem ser ligadas a perfis criminais.

A sobrancelha que se une tem sido vilanizada, associada por vários métodos não científicos ao comportamento criminal, pouca inteligência e outros comportamentos ruins – sem qualquer validade científica.

Enquanto é uma característica desejada em diversas culturas, a sobrancelha que se junta voltou aos olhos públicos em 2002, quando Salma Hayek protagonizou o filme Frida, na qual interpretava a pintora mexicana Frida Kahlo, detentora de uma sobrancelha dessas. Mas a junção dos pelinhos não se tornou moda, já que nem a atriz conseguiu ficar bonita com elas, como poderia funcionar em outros mortais?

Terra

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627