SINTAB de Arara (PB) emite comunicado relatando dificuldades e conquistas no ano de 2011

Publicado em quarta-feira, dezembro 28, 2011 ·

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (SINTAB-Arara/PB) enviou, nessa terça-feira (27), comunicado ao FOCANDO A NOTÍCIA, por meio do seu presidente – Marconny, fazendo uma avaliação do ano de 2011.

A entidade relata as dificuldades de diálogo com o prefeito José Ernesto dos Santos Sobrinho (PMDB); das perseguições sofridas; do papel do sindicato enquanto representante de classe; das conquistas e lutas a serem travadas na defesa dos servidores.

Confira o comunicado na íntegra:

SINDICATO DOS TRABALHADORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DO AGRESTE DA BORBOREMA – SINTAB

“Quem não se movimenta não sente as grades que o prende”.

Rosa Luxemburgo.

COMUNICADO

O SINTAB do município de Arara fez um ano de existência, no último dia 16 de dezembro de 2011. Durante esse ano de vigência, uma acirrada luta foi travada com o gestor do nosso município que, de maneira antidemocrática e desrespeitosa a entidade sindical, ignora todas as tentativas de diálogo e de garantias dos direitos dos servidores municipais. Atuamos de forma transparente, respeitosa, adulta, consciente e racional. Não buscamos trabalhar denegrindo a imagem particular de “A” ou “B”, apenas, direcionamos nossa luta para fiscalizar as ações obscuras daquele que deveria assegurar o que determina o Estatuto do Servidor Municipal de Arara e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério.

O gestor do município de Arara, como professor e advogado, deveria saber que o Sindicato é, por essência, uma entidade democrática, sem caráter religioso nem político partidário e independente em relação aos poderes públicos.  Nós, que fazemos o Sintab de Arara, temos seguido este viés. Não estamos aqui para conquistar benefícios próprios, mas para lutar conscientemente pelos direitos de cada servidor que é constantemente lesado pela a administração municipal atual.

O nosso Sindicato tem como objetivo principal a defesa dos interesses profissionais socioeconômico e políticos dos seus/suas associados(as). Nossa função, enquanto sindicalista, é a de promover a consciência política no indivíduo e por extensão no coletivo. Distintamente do papel que tem o poder político local que é o de tentar coisificar o funcionário, escracvizando-o a partir das ideias e das propostas de trabalho. A luta do Sindicato e dos(as) trabalhadores(as) públicos(as) é por defesa de direitos históricos e universais, tais como as férias, décimo terceiro, aumento salarial, etc. O(a) servidor(a) público municipal, diferentemente do que pensam os administradores públicos desta cidade, tem adquirido consciência de classe e tem o Sintab como seu abrigo para as lutas concretas das categorias. Os(as) trabalhadores(as) não se dobram nem se ajoelham às imposições destes senhores nem deste sistema perverso. O objetivo dos(as) trabalhadores(as) públicos de Arara nem é ser senhor e nem tão pouco escravos. Nosso sonho, enquanto trabalhador(a) público(a) é ser livre, independente, autônomo.

Diversas ações judiciais foram impetradas por nós contra a atual administração do município de Arara. O teor de cada uma delas é o mínimo para assegurar uma melhor condição de vida para família de cada servidor(a) e acima de tudo é um direito garantido por lei. Estamos falando de Terço de Férias, Anuênio ( e não qüinqüênio), Adicional Noturno e Adicional por Insalubridade. Questões que o prefeito atual usurpa descaradamente do(a) servidor(a).

Além das ações judiciais, que estamos tendo êxito, realizamos três panfletagens, mostrando algumas verdades do nosso prefeito. E em nenhum momento “ele” se manifestou para dizer que as informações contidas nos panfletos eram mentirosas. Não tendo como se defender, levianamente, alegou que o Sindicato tem servido como instrumento de oposição política. E é bom deixar bem claro que o Sintab, assim como qualquer sindicato combativo e classista, será sempre oposição aos patrões em qualquer recanto do planeta. Por isso, mesmo não somos Sindicatos em que o prejudicado é sempre o(a) trabalhador(a). Porém o que não seremos jamais, enquanto Sindicato, é oposição partidária. Nós somos oposição a qualquer grupo que desrespeite o(a) trabalhador(a), independentemente, da configuração partidária.

Enquanto poucos servidores gozam de milagrosos benefícios, muitos trabalham duro pelo mísero salário mínimo e ainda sendo suprimidos de direitos assegurados pelo Estatuto Municipal do Servidor. E nós do Sindicato vamos lutar intensamente para amenizar esta triste realidade.

Sintab / Arara – PB

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627