Serviços prestados pela Unimed JP à saúde dos paraibanos são pauta de sessão na Assembléia Legislativa

Publicado em terça-feira, dezembro 20, 2011 ·

Solenidade_40_anos_Unimed_JP1Os 40 anos de prestação de serviços da Unimed João Pessoa à saúde dos paraibanos foram lembrados pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) na tarde da segunda-feira (19), durante sessão especial ocorrida no Plenário Deputado José Mariz. A propositura foi do deputado estadual José Aldemir (DEM). A Unimed JP completou quatro décadas de fundação na sexta-feira passada.


Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Casa, Ricardo Marcelo (PSDB), e pelo deputado estadual Aníbal Marcolino (PSL). Além dos parlamentares, compuseram a mesa de abertura da solenidade o presidente da Unimed JP, Aucélio Melo de Gusmão; o diretor Financeiro da Cooperativa, João Modesto Filho; o diretor do Hospital Unimed JP e presidente da Associação Médica da Paraíba, Fábio Rocha; o médico fundador da Cooperativa e presidente da Academia Paraibana de Medicina, Antônio Carneiro Arnaud; o representante do Conselho Regional de Medicina, Remo Soares; o secretário do Sindicato dos Médicos da Paraíba, José Demir; e os deputados estaduais Janduhy Carneiro (PPS) e Mikika Leitão (PSL).


Solenidade_40_anos_Unimed_JP13O Hino Nacional foi executado pelo Coral Jovem UniGente, formado por crianças atendidas pelo instituto de responsabilidade social da Cooperativa. A solenidade contou também com as presenças de médicos cooperados – entre eles, fundadores da Cooperativa – e assessores, secretários, gerentes, coordenadores e clientes da Cooperativa; autoridades locais; parlamentares; entre outros participantes.

AVANÇOS NA SAÚDE


Segundo o deputado José Aldemir, que deu início aos discursos, a sessão especial foi uma pequena forma encontrada para agradecer os bons serviços prestados pela Unimed JP. “Foram muitos os avanços conquistados pela Unimed João Pessoa ao longo destes 40 anos, a comprovar o admirável porte conquistado, muito superior à expectativa dos seus notáveis fundadores. Essa instituição afiliou 1.500 médicos cooperados, das mais distintas especialidades, conquistou 131 mil clientes, atingiu 90% do mercado na seara de sua atuação, figurando, assim, na atualidade, entre os maiores do seu sistema e do País”, declarou.
Ainda de acordo com Aldemir, a Unimed JP conseguiu crescer de tamanha maneira, que ultrapassou os avanços na área da medicina, contribuindo para o fortalecimento da política econômica e social do Estado. “A Cooperativa extrapolou o campo dos negócios privados, na busca pelo bem público, demonstrada claramente através da criação direta e indireta de milhares de empregos. Investiu abertamente em ações de responsabilidade social, através da criação do Instituto UniGente”, disse,

RECONHECIMENTO


Em seguida, o presidente Aucélio Gusmão agradeceu a homenagem da ALPB e destacou que ela representa o reconhecimento público pelos serviços oferecidos. “Todas às vezes que você é homenageado, é sinal de que a instituição alcançou algum tipo de reconhecimento, e aqui na Assembleia é o maior exemplo disso, porque os deputados foram eleitos pelo povo, e eles, de certa forma, representam o pensamento da população”, comentou.
O presidente disse que o crescimento da Unimed JP, ao longo dos últimos 40 anos, se deve à execução de ações arrojadas e baseadas nos princípios cooperativistas idealizados pelo fundador Alberto Urquiza Wanderley. “A Cooperativa começou do zero, e o grande desafio foi convencer a categoria dos médicos de que esta era uma proposta sensata, razoável e um modelo associativo digno de nota. Mas, foram muitas as dificuldades. Com o passar dos tempos, a Unimed JP conseguiu avançar e hoje representa uma acumulação de resultados experimentados e já comprovados. O processo é continuado e dinâmico, amanhã existirão novos desafios e tenho certeza de que a Cooperativa está pronta para alçar voos mais altos,” afirmou.
O deputado Aníbal Marcolino pediu a palavra e enfatizou a importância da Unimed JP e do Hospital da Cooperativa para a saúde paraibana. “A Unimed não é mais um patrimônio dos seus cooperados e da cidade de João Pessoa. É um patrimônio do Brasil, por seus equipamentos de ponta, médicos competentes, quadro clínico extremamente profissional, e um Hospital invejável, que já salvou milhares de vidas, através de procedimentos de alta complexidade, a exemplo dos transplantes de órgãos. Enfim, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa que só faz crescer e tenho a certeza de que crescerá ainda mais”, disse.

GRANDES CONQUISTAS

Liderados pelo oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley, um grupo de 106 fundaram em 16 de dezembro de 1971 aquela que viria a ser a maior cooperativa de assistência médico-hospitalar da Paraíba: a Unimed João Pessoa. A intenção era possibilitar trabalho mais digno para os profissionais da medicina e assistência à saúde de qualidade para a população.

Após quatro décadas, a Unimed JP cresceu e se consolidou como a maior operadora de planos de saúde do Estado. Atualmente, a Cooperativa conta com um número de clientes que chega a 131 mil. Somente em João Pessoa, 17,8% da população é cliente da Cooperativa. Para se ter ideia, em capitais mais desenvolvidas, como Recife e Natal, esse percentual fica em torno de 10%.

Além disso, a Unimed JP tem quase 1,5 mil médicos cooperados de diversas especialidades, possui um hospital próprio de alta complexidade e referência em transplantes de fígado e coração, além da maior rede de assistência médico-hospitalar da Paraíba.








Núcleo de Assessoria de Imprensa
para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627