Sensível ao quente ou ao gelado; entenda seu problema

Publicado em quarta-feira, março 5, 2014 ·

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Quem tem dentes sensíveis sabe que é melhor ficar longe de alimentos muito quentes, gelados, ácidos e até doces. Na verdade, até o vento pode fazer os dentes doerem, a sensação é de um pequeno choque.

 

Mas a hipersensibilidade pode estar com os dias contados. Em primeiro lugar, é preciso identificar a causa da dor: erosão, retração gengival, ingestão constante de alimentos e bebidas ácidas, cáries, problemas de escovação, entre outros. “Avaliamos a causa para indicar a solução, que pode ser desde cremes dentais até o tratamento endodôntico (canal)”, diz o cirurgião-dentista, Alexandre Said Bussab.

 

Entenda o problema
O dente saudável tem o esmalte (parte externa) mineralizado, é forte e impermeável. Mas, alguns hábitos desgastam esse tecido e deixam a dentina exposta. Ela é responsável por proteger a polpa do dente, onde ficam os prolongamentos nervosos. Ocorre que a dentina é cheia de furinhos que, sem proteção, deixam os estímulos externos chegarem até os nervos.

“A hipersensibilidade dentinária ocorre com a movimentação de líquidos dentro dos túbulos que compõem a dentina. O frio contrai e o quente expande a dentina, fazendo essa movimentação”, diz o cirurgiã-dentista, Norberto Francisco Lubiana, do Instituto Pedro Martinelli Pró-Odontologia.

Clareamento pode?
Para quem estiver pensando em fazer clareamento, mas tem medo da sensibilidade piorar, não é preciso se preocupar. A única ressalva é fazer o procedimento em consultório. “Antes de fazermos o clareamento devemos avaliar a causa da sensibilidade para indicar o tratamento mais adequado”, afirma Bussab.

O cirurgião-dentista pode prescrever flúor em gel, enxaguante bucal com flúor ou passar dessensibilizante. Os cremes dentais com formulações feitas especialmente para dentes sensíveis também são boas saídas. “Esses produtos ajudam a manter os túbulos dentinários fechados após o tratamento profissional, contribuindo para o conforto do paciente”, afirma Lubiana. É importante perguntar ao seu dentista quais são os produtos mais adequados para o seu problema de sensibilidade.

 

 

 

Beta
Terra 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627