Seminário Nacional de Prefeitos do PSB começa nessa sexta e será transmitido pela Internet

Publicado em quinta-feira, novembro 29, 2012 ·

Começa nessa sexta-feira (30) em Brasília o Seminário: Governos Municipais Socialistas – 2013/2016, no qual o PSB Nacional e a Fundação João Mangabeira irão reunir os 443 prefeitos eleitos pela sigla em 2012.  Com programação até sábado (confira abaixo), o evento tem duas novidades para os participantes: a primeira é que será integralmente transmitido ao vivo pelo site do PSB Nacional (www.psb40.org.br) e da TV João Mangabeira (www.tvjoaomangabeira.com.br) ; e a segunda é uma nova palestrante, a economista Lídia Goldenstein, que vem falar aos prefeitos sobre Desenvolvimento Criativo das Cidades.

A ideia do Seminário surgiu nas reuniões da Executiva Nacional após o ótimo resultado do PSB nas Eleições de 2012: foi o partido que mais cresceu em relação a 2008, com 42% mais prefeitos eleitos; o que mais elegeu prefeitos de capitais – cinco; o que alcançou o maior índice de reeleição de seus gestores – 71,8%; e também o que mais ampliou o número de eleitorado a governar – 101%, o que totalizará uma população de 15,4 milhões sob a gestão dos socialistas.

Com o evento, o PSB pretende ajudar os novos prefeitos com as dificuldades iniciais de seus mandatos, tanto para que correspondam à responsabilidade que a sociedade atribuiu ao partido nas urnas, quanto para que possam expandir o jeito PSB de governar. “O Seminário: Governos Municipais Socialistas – 2013/2016 é uma contribuição objetiva do partido aos que se elegeram”, destaca o presidente Nacional da sigla, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. “Vamos colocar à disposição deles experiências, ferramentas e subsídios que serão importantes não só para os que vão necessitar fazer a transição de outros governos, mas também para aqueles que já estão nos mandatos e foram reeleitos”.

O Seminário é destinado tanto aos prefeitos eleitos pela primeira vez quanto aos reeleitos e pretende estabelecer, desde o início dos novos mandatos, uma relação mais proveitosa entre o Partido, a Fundação João Mangabeira e os novos membros do Poder Executivo Municipal a partir de 2013. Em função disso, a FJM também aproveitará o encontro para lançar duas publicações que foram elaboradas pensando justamente nas dificuldades de gestores estreantes. Uma compila e avalia as Fontes de Financiamentos de Projetos junto ao Governo Federal e a outra trata de Como Elaborar Projetos.

 

Nova palestrante

Lídia Goldenstein é comentarista, analista e pesquisadora. Ex-professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também foi assessora econômica da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo, além de assessora da presidência do BNDES. Atualmente é consultora da LGoldenstein Consultoria e faz parte do Conselho do INMOD (Instituto de Moda e Design) e do Conselho de Administração na Nossa Caixa Desenvolvimento – Agência de Fomento do Estado de São Paulo S.A.

Ela defende que é preciso dar novo alcance à definição de estratégias de desenvolvimento para o Brasil, que incluam políticas agressivas de incentivo a novos setores, como a moda, os games e o design. Para Lídia, eles são tão importantes na atualidade como a siderurgia ou a mineração foram no passado. “As áreas que compõem a economia criativa estão na liderança da geração de empregos qualificados hoje, principalmente para jovens, e na captação de investimentos”, aponta. “Elas incluem segmentos como a produção de software, o design, a propaganda, a televisão e os jogos digitais. Os games, por exemplo, estão transformando um número imenso de atividades e seu impacto se espalha desde a educação até diversas mídias, como o celular e a internet”.

Lídia Goldstein vem ao Seminário destacar aos prefeitos do PSB a relevância de se incentivar essas atividades econômicas, que considera essenciais mas que, geralmente, são confundidas com formas de entretenimento ou manifestações culturais. “Elas precisam ser alvo de políticas proativas e ter estratégias adequadas de crescimento. A novidade é a maneira como olhamos para essa indústria”, argumenta a economista, para quem o momento atual da economia brasileira é oportuno para esse tipo de discussão. “Hoje ficou muito barato importar e a indústria nacional começa a ter problemas. Não devemos fechar a economia, nem queremos baixar os salários e a economia criativa é forma de aumentar a competitividade sem adotar medidas desse tipo”, ressalta.

 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO:

Dia 30 de novembro

Horário

 

8:00 às 9:00 hs

• Credenciamento no Salão Azul do Hotel Nacional

 

9:00 hs

• Solenidade de inauguração do Seminário

• Apresentação do Seminário e resultado das eleições de 2012

 

10:00 hs

• Conferência sobre o tema: POR UM NOVO FEDERALISMO BRASILEIRO

– Expositor:

Gov. Eduardo Campos, Presidente Nacional do PSB

 

12:30 hs

• Almoço

 

14:00 hs

• Tema: EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS DE GOVERNOS SOCIALISTAS

– Expositores:

Prefeito Márcio Lacerda de Belo Horizonte-MG;

Prefeito Valdomiro Lopes – São José do Rio Preto-SP;

Prefeito Marcones Libório de Sá – Salgueiro-PE.

 

17:30 hs

• Tema: DESENVOLVIMENTO CRIATIVO DAS CIDADES

– Expositora:

Lídia Goldenstein;

Dia 1º de dezembro

 

9:00 hs

• Tema: PLANEJAMENTO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL SUSTENTÁVEL

– Expositores:

Maurício Broinizi Pereira – Coordenador do Programa Cidades Sustentáveis e das Secretarias Executivas da Rede Nossa São Paulo;

Geraldo Júlio – Prefeito eleito da cidade do Recife.

 

11:30 hs

• Tema: PARCERIA DO GOVERNO FEDERAL COM AS PREFEITURAS MUNICIPAIS

– Expositores:

Olavo Noleto Alves – Sub-Secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República;

Alexandre Navarro – Secretário Executivo do Ministério da Integração Nacional.

Assessoria de imprensa para o Focando a Notícia

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627