Seminário em Solânea discute privatização da saúde pública no estado

Publicado em segunda-feira, novembro 21, 2011 ·

encontro susObjetivando fortalecer o SUS e expressar a preocupação com relação à privatização da saúde pública na Paraíba, foi realizado na noite do sábado (19), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Solânea/PB (Sindsol), um seminário em defesa do Sistema Único de Saúde.

Representantes do Fórum Paraibano em Defesa do SUS explicaram que a discussão em torno do risco da privatização começou em João Pessoa, a partir do momento em que a cruz vermelha assumiu o hospital de trauma, “fato que tem gerado inquietação em alguns seguimentos da sociedade”. “Foi daí que veio a idéia de criar o fórum”.

Para Sedru Costa, a melhoria da saúde pública não se dá com a privatização e sim com uma melhor gestão por parte dos governantes, “mesmo sabendo que a verba no país destinada para esse fim não é o suficiente para oferecer um serviço de qualidade”.

O que tem acontecido, prosseguiu o integrante do fórum, é que os administradores deixam a saúde sucatear por falta de compromisso e depois tentam ludibriar a sociedade mostrando que privatizando haverá um atendimento melhor.

“Para isso o grupo que compõe o fórum está levando essa discussão para o estado e incentivando, especialmente a sociedade organizada, a descobrir as questões existentes na área da saúde como um identificador de uma possível privatização no futuro”, enfatizou.

Depois de ouvir a citação de alguns problemas na cidade, Sedru e Cínthia (esta também compõe o fórum) sugeriram que o município comece a se organizar, por meio das entidades, para mostrar aos órgãos públicos os principais desafios com relação à saúde municipal e estadual, “para que juntos procurem solucioná-los”.

Em 6 de dezembro, às 15h30, acontecerá uma reunião com um grupo maior para discutir a problemática da saúde em Solânea. Membros do Fórum em Defesa do SUS estarão presentes.

Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD); Conselho Municipal de Juventude (Luiz Honório e Jefferson Silva); Sindsol (Elmar dos Santos); Conselho Municipal de Saúde (Rosangela Vital); Cordel Vida (Marcos Alessandro e Thiago Vital).

Redação/Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627