Seminário debaterá formação presbiteral

Publicado em sexta-feira, dezembro 6, 2013 ·

seminarioA Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e a Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (Osib) preparam o II Seminário Nacional sobre a Formação Presbiteral. O evento acontecerá de 20 a 25 de janeiro de 2014, em Aparecida (SP), e propõe como tema de reflexão “Presbíteros segundo o Coração de Jesus para o mundo de hoje” e lema “Corramos com perseverança com os olhos fixos em Jesus” (Hb 12, 1-2).

O curso é destinado a reitores de seminários, seminaristas, diretores de institutos, professores e psicólogos que atuam na formação de presbíteros. A proposta do evento é avaliar o processo formativo dos futuros padres, oferecendo orientações aos seminários e seus formadores, à luz da Palavra de Deus e dos Documentos do Concílio Vaticano II. Segundo o assessor da Pastoral Vocacional da CNBB, padre Valdecir Ferreira, é grande a expectativa para o evento que pretende reunir o número máximo de participantes. “Cerca de 250 pessoas participarão do evento e a escolha dos delegados é de responsabilidade do presidente da Osib de cada regional”, explica padre Valdecir.

De acordo com o arcebispo de Palmas (TO) e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom Pedro Brito Guimarães, a formação presbiteral deve ser permanente. “No processo formativo três elementos não podem ficar fora e nem simplesmente ser considerados como fossem adendo, adorno ou enfeite. Trata-se do escrutínio, dos interstícios e do ano pastoral. A formação é permanente, só acaba com a morte natural”, destaca o bispo.

Confira o vídeo para o II Seminário Nacional:


 

CNBB

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627