Criada no município de Canela (RS) há 14 anos, e em 2010, com o apoio do UNICEF a “Semana do Bebê” passou a ser realizada em outras regiões do País. O evento é uma estratégia de mobilização social e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
A idéia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.
Cada município define a data e as atividades a serem realizadas, tais como: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais.
A importância da atenção à primeira infância
Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.
Em Bananeiras a semana do Bebê será realizada pela segunda vez, e este ano tem como tema: “Bebê, um sonho concretizado no amor”, e acontecerá de 07 a 12 de outubro com uma ampla programação que inclui atividades culturais, oficinas, beleza feminina, brincadeiras e ações de saúde, direito e lazer se estendendo aos Distritos de Roma, Vila Maia, Tabuleiro, e aos povoados de Chã do Lindolfo e Cajazeiras.
A abertura acontecerá na próxima segunda feira dia 07 de outubro as 08:00 hs., no Espaço Cultural “Oscar de Castro” numa solenidade que constará de apresentações culturais e palestra proferida pela Doutora Raquel Uchoa.
Apenas nove cidades da Paraíba foram contemplados com o programa, visto que o critério utilizado pela UNICEF diz respeito à conquista do selo da pelos municípios.
De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social de Bananeiras Maryjanne Lucena, a programação da Semana do Bebê busca proporcionar um momento de solidificação de conhecimentos que possibilitem uma prática profissional qualificada, consolidação de políticas públicas, uma sociedade participativa e uma atuação familiar que garanta o respeito e a proteção dos direitos da primeira infância.
Estão envolvidas diretamente no Projeto, a secretaria de Desenvolvimento social organizadora do evento, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Pastoral da Criança. A realização é da Prefeitura Municipal de Bananeiras e a UNICEF.
Codecom-PMB
Comentários