Seleção encara Iraque para se redimir de tropeço na estreia

Publicado em domingo, agosto 7, 2016 ·

imagem: Lucas Figueiredo/MoWa Press
imagem: Lucas Figueiredo/MoWa Press

A autoanálise da seleção brasileira após uma estreia decepcionante indicou novos caminhos para o compromisso deste domingo. Para vencer o Iraque às 22h (horário de Brasília) no Estádio Mané Garrincha, Rogério Micale e sua equipe atacaram dois pontos em especial.

Na base da conversa, e com bastante privacidade, Micale buscou recuperar o ânimo de jogadores como Gabriel Jesus, que mostrou abatimento por um gol perdido. Além de pedir apoio aos torcedores, deixou claro que o clima de vaias no retorno ao Estádio Mané Garrincha pode se repetir.

“Se conseguirmos um gol rápido seria formidável, mas são 90 minutos e o que nos importa é ganhar. Temos que ter tranquilidade. O adversário sabe que o Brasil vive momento de pressão muito grande. Eu, se estivesse do outro lado, tentaria usar isso para desestabilizar. Temos que saber que temos 90 minutos para ganhar o jogo. Se vier a vaia por não conseguirmos resolver (rapidamente), temos que pensar que estamos lidando com a torcida adversária. É um momento em que temos de nos fortalecer, e não nos deixar levar por sentimentos”, disse Micale.

O MEIO-CAMPO INSPIRA PREOCUPAÇÕES

Mais importante que lidar com o coração dos atletas, na verdade, é consertar o coração do time. O desempenho do meio-campo brasileiro na estreia foi o ponto de maior preocupação para o treinador Rogério Micale, em especial de Felipe Anderson e Renato Augusto, ambos substituídos no segundo tempo.

A avaliação é de que a transição de bola e as trocas de passes foram muito lentas no primeiro jogo. Quando Luan e Rafinha Alcântara assumiram um lugar no time, que também passou a ter superioridade numérica, a seleção conseguiu abafar os sul-africanos e criar de forma mais rápida. Além disso, o distanciamento entre os setores (defesa, meio e ataque) e o baixo número de triangulações foram motivos para lamentação.

Na avaliação da comissão técnica, a situação poderia ser diferente se Fred, do Shakhtar-UCR, estivesse no grupo. O meia canhoto revelado no Internacional oferece justamente essas características ao time. Além disso, Rafinha também poderia ajudar mais. Entretanto, a condição física do jogador do Barcelona ainda não permite que ele atue 90 minutos. Sem 100%, ele ainda manca em alguns momentos e sente o ritmo mais forte.

Assim, o jeito é tentar lidar com esses problemas com o que tem em mãos. Micale tem utilizado Felipe Anderson em posição mais recuada que o normal, justamente, para dar mais velocidade à transição da equipe. Na sexta, Renato Augusto teve longa conversa com o auxiliar Odair Hellmann durante treino regenerativo, na piscina.

Esse sentimento de preocupação, vale frisar, não se estende para Thiago Maia. O único volante do time titular impressiona a comissão técnica pela vitalidade e pela forma como se conectou à ideia de jogo proposta para a seleção. “Fisicamente é um atleta que realmente impressiona bastante. Do ponto de vista técnico é um jogador fantástico. Temos aqueles jogadores que se destacam nas partes técnica e física logo cedo. Ele se enquadra entre esses perfis”, disse o preparador Marcos Seixas.

FICHA TÉCNICA

BRASIL x IRAQUE

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 07 de agosto de 2016 (domingo)
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Ovidiu Hategan (Romênia)
Auxiliares: Octavian Sovre e Sebastian Gheorghe (ambos Romênia)

BRASIL: Weverton; Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos; Thiago Maia; Felipe Anderson e Renato Augusto; Gabriel, Gabriel Jesus e Neymar. Treinador: Rogério Micale

IRAQUE: Mohammed Hameed; Saad Luaibi, Ahmed Ibrahim, Mustafa Nadhim e Ali Adnan; Amjed Attwan e Ali Hisny; Hammadi Ahmed, Humam Tareq e Dhurgham Ismael; Sherko Kareem. Treinador: Abo Kll Hayder

Uol Esportes

Acompanhe mais notícias do FN nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram

Entre em contato com a redação do FN:  WhatsApp (83) 99907-8550. 

E-mail: jornalismo@focandoanoticia.com.br

 

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627