Secretário Nacional ressalta mudança promovida pelo PT no modelo de política cultural brasileiro

Publicado em quinta-feira, julho 21, 2011 ·


pt-estrelaO PT da Paraíba realizou às 20h da última terça-feira, dia 19, o Encontro Setorial de Cultura, no Auditório do Sindicato dos Eletricitários da Paraíba (SINDELETRIC). O evento contou com palestras do secretário Nacional de Cultura do PT, Edmilson Souza, e do representante Regional do Ministério da Cultura no Nordeste (MINC/NE), Fábio Lima, além da filiação de David Fernandes, professor da UFPB, ao PT. O evento teve as presenças do deputado estadual Luciano Cartaxo e do presidente do PT da Paraíba, Rodrigo Soares.

A primeira palestra, intitulada “A política cultural do governo Dilma” foi proferida pelo representante Regional do MINC/NE, Fábio Lima, e teve início às 20h. O representante discorreu sobre a gestão anterior e projetos, como os programas dos pontos de cultura e do Cine Mais Cultura, além da continuidade da política cultural do governo Lula com a criação e reformulação de programas culturais.

Às 21h, o secretário Nacional de Cultura do PT, Edmilson Souza, na palestra “O PT e a Cultura”, fez um resgate histórico da política de cultura no Brasil, ressaltando a mudança que o partido promoveu no modelo de política cultural nacional com o objetivo de conquistar a cidadania cultural para todos os brasileiros. Além disso, o secretário deu orientações para a realização dos encontros setoriais de cultura do PT.

O evento prosseguiu com a filiação do professor David Fernandes ao partido, com os abonos do secretário Edmilson Souza, do deputado Luciano Cartaxo, do presidente do PT da Paraíba, Rodrigo Soares, e de Fábio Lima, enquanto membro da Coletiva Nacional de Cultura do PT.

José (David Campos) Fernandes é doutor em Lingüística, mestre em Ciência da Informação, especialista em Arte Educação e graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba. É professor Associado do Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB. Dirigiu até fevereiro de 2009 o Pólo Multimídia e a TVUFPB, órgãos que fundou. Foi Subsecretário Executivo da Cultura do Governo da Paraíba, órgão que coordena a política cultural do Estado.

Edmilson Souza é vereador, eleito com 3099 votos, e está no seu primeiro mandato. É formado em Historia e Pedagogia, com pós-graduação pela PUC de São Paulo. Iniciou a sua militância política em 1988, como operário em uma fábrica de calçados, e na Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP. O vereador tem filiação interna ao Partido dos Trabalhadores desde 1988 e foi secretário geral e eleito Presidente do PT de Guarulhos em 1999. Durante sua gestão, o Partido chegou ao governo municipal com Elói Pietá e elegeu a maior bancada de vereadores de sua história, passando de dois para sete vereadores.

Atualmente Edmilson Souza é vice-presidente da Câmara Municipal de Guarulhos e preside as Comissões Permanentes de Direitos Humanos e Habitação e a Comissão de Juventude. Em maio de 2011, foi eleito Secretário Nacional de Cultura do PT e faz parte da executiva nacional do partido.

Assessoria de Imprensa do Partido dos Trabalhadore

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627