Secretário garante 20 escolas técnicas e milhares de vagas para ensino profissionalizante na PB

Publicado em sábado, agosto 20, 2011 ·

afonso-scocugliaO Rede Verdade desta sexta (19), entrevistou o secretário de Educação da Paraíba, o professor Afonso Scocuglia. Ele garantiu a construção de 20 pólos de ensino técnico que vão garantir milhares de vagas para cursos profissionalizantes em toda a Paraíba.

Scocuglia garantiu que serão construídas 20 escolas de ensino técnico, 14 apenas na primeira etapa. Serão contemplados os municípios pólo de suas regiões. O secretário fará uma visita à cidade de Cajazeiras, que é uma das cidades que disponibilizaram terreno para a construção do pólo de ensino, neste sábado (20).

O secretário afirmou que serão disponibilizadas milhares de vagas em todo o estado e já começa na rede estadual os cursos chamados FIC (Formação Inicial e Continuada). “É um conjunto de ações que vão desde os cursos de curta duração, com dois ou três meses ate cursos mais longínquos que vão de 18 meses a dois anos, que são os cursos técnicos”, conta.

Para Scocuglia, a educação continuada dá a chance aos jovens e adultos de terem uma profissão, ele destacou que o ensino fundamental não tem uma identidade própria e que só é uma passagem para a universidade para uma minoria. “Estamos dotando o ensino médio de uma rede de profissionalização, que a pessoa vai para o ensino médio e já sai para trabalhar, isso não descarta a chance de ele entrar numa universidade”, explica.

O professor comentou que pensando nisso, o governo lançou o PBVest, que é um programa que disponibilizar vídeo-aulas e material impresso para os estudantes que vão prestar o Enem e Vestibulares. Ele destacou que são quase 360 vídeo-aulas disponibilizadas sobre todos os assuntos no site www.pbvest.pb.gov.br .

O professor garantiu que no evento vão ser anunciados os investimentos do Estado em educação. Ele afirmou que já estão sendo reformadas 300 escolas e que haverá uma sequência de construção de escolas do programa “Brasil Profissionalizado”, além da construção de Escolas Técnicas Estaduais. “Vamos mostrar tanto as coisas que estão andando quanto as que vão ser implementadas a partir do segundo semestre”, garante.

Scocuglia explicou que por parte do Governo Federal há uma grande ênfase o ensino profissionalizante. “É a bola da vez da educação”. O professor explicou que na Paraíba, o governo vai trabalhar em duas frentes convergentes que são a expansão da rede Federal, com a interiorização do IFPB e por outro lado haverá a construção de escolas técnicas estaduais com terrenos de até 12 000 m².

Para o secretário, essas ações marcam a parceria entre o Governo Federal, a União e os Estados e Municípios. O professor destaca que esta união precisa estar na compreensão de todos “acima das cores partidárias para que na educação se tenha uma real colaboração”, diz.

Marília Domingues

Paraíba.com.br

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627