Secretário diz que PB antecipou agenda nacional ao dividir recursos do Fundeb com municípios

Publicado em sexta-feira, dezembro 23, 2011 ·

afonso-scocugliaO secretário Estadual de Educação Afonso Scocuglia comentou em entrevista ao Sistema Arapuan, nesta sexta (23) que a Paraíba subiu nas prioridades traçadas para a educação em 2011 e garantiu que a perspectiva para 2012 é ainda melhor.

De acordo com o secretário, a Paraíba ‘subiu’ muito nas prioridades para a educação. Na alfabetização de jovens e adultos, educação profissionalizante e formação continuada. “Subimos em todas as prioridades que estabelecemos para 2011”, conta.

Scocuglia destacou que o piso do professor na Paraíba está em 30% acima do piso nacional. “Esse aumento é muito destaque para a educação, estamos muito esperançosos que em 2012 vai deslanchar cada vez mais”, comenta.

O secretário comentou que parte desse avanço na educação se deve ao pacto pelo desenvolvimento econômico e social entre o governo do Estado e os municípios. Ele destacou que o Estado está antecipando a agenda nacional que já se fala em um pacto entre a União, os estados e os municípios.

A respeito das escolas em tempo integral, o secretário comentou o salto quantitativo e qualitativo. “Vamos passar de 30 e poucos municípios com escolas com tempo integral, para 202. Na parte estadual, tínhamos 134 escolas em tempo integral e vamos passar para 418. Isso é um salto muito grande. Esses números do fim do ano estão deixando a gente muito contente”, explica.

O secretário destacou o investimento na infra-estrutura das escolas. De acordo com Scocuglia, entre reformas que começaram, terminaram e estão em andamento são mais de 200 escolas com investimento de quase R$ 70 milhões e não só na forma física, mas também em equipamentos. O secretário garantiu que a perspectiva para 2012 é ainda melhor e que o desafio do governo é dar continuidade às ações de 2011 com mais aceleração.

Marília Domingues / Fernando Braz

Paraíba.com.br

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627