O vereador Sandro Brito alertou o governo municipal, na sessão da última sexta-feira, 12, da sobrecarga de trabalho de servidores da Saúde.
A informação foi encaminhada para as secretarias de Administração e Saúde através de requerimento preparado pelo presidente da Câmara na semana passada logo após tomar conhecimento de que o combate às endemias na cidade necessita de um número maior de agentes. Sandro observou também que o excesso pode provocar queda no rendimento e atrapalhar na qualidade do serviço.
De acordo com Sandro há muito serviço para poucas pessoas que atuam no controle de doenças e isso faz com que os poucos trabalhadores se sobrecarreguem na função.
“A quantidade atual de agentes no município é a mínima determinada pela Fundação Nacional de Saúde, o que sobrecarrega os profissionais”, denuncia Sandro, que ressalta ainda que a situação poderá se agravar quando algum dos agentes sair em férias. No momento, dois deles estão em licença, aumentando ainda mais o trabalho dos colegas, segundo cita requerimento do vereador.
No documento, o parlamentar pede que seja levada em conta a possibilidade da contratação de pelo menos um dos candidatos aprovado para ACE (Agente de Combate às Endemias) no concurso de 2009, ano em que foi aprovada a Lei 21.
A norma institui por meio do Fundo Municipal de Saúde o incentivo financeiro de adicionais de produtividade e insalubridade para os agentes comunitários em pleno exercício das atividades da Estratégia da Saúde da Família de Taperoá.
O benefício poderá chegar ao valor máximo de R$ 100, mas para os servidores serem contemplados precisam desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde através de reuniões e oficinas de trabalho com a população ligada à ESF, entre outros critérios.
Para saber mais informações sobre a lei 21, que garante o aditivo no salário dos trabalhadores, os interessados poderão se dirigir até a sede do Poder Legislativo, localizado no centro da cidade.
Jandro Gomes (assessor de imprensa da Câmara) para o Focando a Notícia
Comentários