Sargento da PM diz que crime só se organiza quando sociedade estar desorganizada  

Publicado em sábado, junho 6, 2015 ·

 

sargento pereiraSargento Pereira participou terça feira (2/6), na Câmara de Vereadores de Santa Rita, de Audiência Pública que debateu “segurança pública e políticas de enfrentamento à violência no município”.

 

A audiência, sugerida pelo presidente da Comissão de Administração, Serviço Público e Segurança da Assembleia Legislativa – deputado estadual Anísio Maia (PT), teve inicio às 18h e se deu pelo fato de Santa Rita aparecer no mapa da violência entre as 30 cidades do Brasil mais afetadas por este problema.

 

Vereadores, deputados, delegados, advogados, comandante do Batalhão da PM responsável pelo policiamento ostensivo, secretario de Segurança do Estado e populares prestigiaram o evento.

 

O sargento Pereira afirmou que toda a sociedade precisa e deve participar da construção de uma política pública de segurança para Santa Rita, pois, segundo ele, o crime só se organiza quando a sociedade estar desorganizada.

 

Já o secretario da Segurança apresentou dados e enfatizou o compromisso com a segurança pública de todos os paraibanos.

 

Confira o pronunciamento de sargento Pereira na audiência:

 

Toda a sociedade local precisa e deve participar da construção de uma Política Pública de Segurança para a cidade de Santa Rita. Sem a efetiva participação da sociedade não haverá Segurança Pública de qualidade. O crime só se organiza quando a sociedade estar desorganizada.

 

_ A Segurança Pública funciona como um complexo sistema de engrenagens em que todas as peças necessitam funcionar plenamente. A sociedade de Santa Rita é sem dúvida uma peça importantíssima na construção de uma sociedade mais segura.

 

_ Sugiro a criação de um Fórum Permanente de Segurança Pública para Santa Rita, composto por representantes da Prefeitura; Câmara de Vereadores; Polícias Militar e Civil; Justiça e Ministério Público; universidade; segmentos empresariais e do comércio; sindicatos; associações; juventude; igrejas e ONGS.

 

_ O fórum deve ter a finalidade de construir uma Política Pública de Segurança e Cultura de Paz, estimulando a discussão de câmaras temáticas que viabilizem a construção dessas políticas com encaminhamentos através do fórum.

 

– Esta política públicas de segurança deve perpassar nos debates sobre: (I) A melhor estratégia e emprego da quantidade de policiais para Santa Rita, bem como a ampliação do efetivo tendo em vista a enorme área e o grande contingente populacional; (II) A criação de uma Guarda Municipal para a cidade que atenda aos pré-requisitos do Ministério da Justiça; (III) A implantação da Polícia Comunitária para as áreas de maior grau de insegurança; (IV) Diagnóstico da Criminalidade em Santa Rita; (V) A Câmara Municipal e o Poder Executivo precisam, juntos, promover a Reforma Urbana da Cidade e melhor mobilidade urbana; Santa Rita não tem iluminação pública de qualidade; buracos, esgotos, sujeiras e terrenos com matagal também favorecem a criminalidade e violência; (VI) O poder púbico precisa acompanhar a questão da educação escolar, pois sem educação de qualidade não teremos solução para a violência; (VII) É importante a criação dos Conselhos Comunitários de Segurança e Defesa Social integradas pela sociedade santaritense.

 

_ É necessário que toda a sociedade se comprometa firmemente com estas propostas. Além do mais, é fundamental combater as milícias privadas e desautorizar essa prática tão ofensiva a comunidade; é preciso mais exercício da cidadania para que a segurança pública de Santa Rita melhore.

 

_ Por fim, deixo esta pergunta: qual é a cidade que desejamos deixar para os nossos filhos e netos?

 

_ Muito Obrigado.

 

 

 

Ascom

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627