educação financeira

Saiba como se organizar financeiramente para o início de 2020

Publicado em sexta-feira, janeiro 31, 2020 ·

Comece o ano sabendo exatamente como se planejar para ter uma rotina financeira mais confortável

Todo começo de ano é assim: muitos objetivos almejados, mas dificuldades em colocar em prática as ideias traçadas no papel. E é justo nessa época que muitas contas chegam de uma só vez: IPTU, IPVA, matrículas escolares… Com isso, quitar dívidas anteriores e ter racionalidade para as finanças do ano se tornam prioridade.

Começar o ano com um planejamento financeiro organizado e realista é fundamental para que não haja desespero caso imprevistos aconteçam.

E, se você não sabe como se organizar e fazer o seu dinheiro render, é só conferir as dicas abaixo, que são super práticas e vão fazer você ter um ano equilibrado e produtivo.

Planeje-se para quitar dívidas do ano anterior quanto antes

Colocar todas as dívidas na mesa e aproveitar o 13º recebido para quitá-las é uma ótima maneira de não passar sufoco ao longo do ano.

Deixar as contas em dia facilita muito na hora de calcular o quanto de dinheiro sobra para usufruir durante 2020.

Não se esqueça de levantar as dívidas de todos os setores, desde o aluguel até o cartão de crédito.

Defina os objetivos para o ano atual

Se em 2020 você deseja realizar uma viagem, comprar um carro ou guardar o máximo de dinheiro possível para planos, deixe esses objetivos bem definidos para que você consiga visualizá-los e conquistá-los com mais facilidade.

Pegue um papel e uma caneta e escreva todas as suas metas para o ano e tente conciliá-las com o seu orçamento anual, de forma que cada mês não fique faltando dinheiro para nenhuma conta.

A intenção é não criar ou acumular mais dívidas, senão seus objetivos vão se tornar cada vez mais inalcançáveis.

Pesquise sobre educação financeira

Estudar nunca é demais, principalmente sobre finanças, pois o Brasil é um dos países que menos possuem conhecimento sobre educação financeira, o que implica totalmente na economia do mesmo.

Saber como administrar seu dinheiro de maneira correta é essencial para conseguir estabelecer diretrizes realistas e eficazes para uma vida financeira confortável.

E uma dica é pesquisar bastante sobre métodos eficazes de guardar dinheiro, assim como entender quais são as melhores formas de investir aquele capital acumulado.

Corte todos os gastos desnecessários

Aproveitando que o ano está começando, ou seja, é a hora perfeita de repensar vários gastos do ano anterior que podem ser cortados ou, ao menos, diminuídos.

Pacote de internet, TV por assinatura, acesso ao clube… Todos esses itens podem ser reconsiderados para ver se realmente estão valendo a pena.

Além disso, reduzir o consumo de refeições fora de casa pode ajudar bastante a economizar aquela graninha para ficar um passo mais perto de realizar seus objetivos para o ano.

Crie um calendário financeiro

São tantas contas fixas mensais que temos que pagar que, às vezes, alguma pode passar despercebida, gerando juros a cada dia.

Para isso não acontecer, é válido ter um calendário ou uma agenda com todas as datas de todas as contas mensais, assim como os valores e limite máximo de vencimento.

Deixe, então, esse calendário em um local visível, como na porta da geladeira ou na parede do seu quarto, evitando assim, possíveis atrasos nos pagamentos.

Depois de todas essas dicas, vai ficar muito mais fácil se programar para ter um ano financeiramente estável.

O importante é focar nas prioridades e quitar dívidas o mais rápido possível, para que não se forme uma bola de neve de contas a pagar.

Com um planejamento financeiro estabelecido e seguido, você verá que não é preciso fazer nenhum sacrifício para conquistar metas e objetivos. Só basta organização e limites para ter uma vida financeira controlada, do jeito que você sempre quis.

 

Conteúdo Gear Seo

 

 

Comentários

Tags : ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627